“Devolvi o cordão e a medalha de ouro”. Esse verso da música “Devolvi” ficou associado no imaginário popular brasileiro com a voz da cantora Núbia Lafayette, uma potiguar nascida em Assu em 1937 com o nome de batismo de Idenilde Araújo Alves da Costa. É ela a estrela do novo episódio do Podcast “Acervo 88” que poderá ser acompanhado ao vivo neste sábado, 22, ao meio-dia, na rádio Câmara FM de João Pessoa (88,7 MHZ) com reprise no domingo no mesmo horário. Quem preferir, poderá acompanhar todos os podcasts da Câmara Municipal de João Pessoa também nas plataformas Deezer e Spotify.

O nome artístico de Núbia foi uma sugestão de Adelino Moreira, que a levou até a RCA para gravar seus primeiros discos. Ele, aliás, foi o autor de “Devolvi”, gravado em 1961. Cerca de uma década depois, ela voltou às paradas de sucesso com “Casa e Comida”.

Núbia se consolidou como uma das grandes vozes de gêneros românticos como sambas-canções e boleros e cantou diversas vezes temas passionais como o desamor, traições, desilusões, entre outros.

O conteúdo em áudio para este episódio do podcast Acervo 88 foi resgatado de “Clodovil Abre o Jogo” de 1993 – um programa de televisão que era apresentado por Clodovil Hernandes e transmitido pela extinta Rede Manchete desde 14 de julho de 1992, passando a ser transmitido, a partir de 24 de maio de 1993, pela CNT do Paraná, ainda quando coligada à TV Gazeta de São Paulo.

O PodCast Acervo 88 é apresentado pela jornalista Edileide Vilaça, responsável também pela pesquisa dos episódios.