O serviço de achados e perdidos da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa recebe em média até 20 itens por mês entre documentos, bolsas e outros pertences para devolução aos seus donos. O material fica à disposição do público por até 12 meses, sendo depois encaminhados à Polícia Civil ou devolvidos aos órgãos emissores.

Segundo Halley Júnior, chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa (Semusb), pasta que coordena as atividades da Guarda Municipal, todo o material achado fica armazenado nas unidades-base localizadas no Parque Solon de Lucena, no Centro, ou no bairro dos Bancários, na frente da Praça da Paz, com atendimento das 8h às 17h. Outra opção é fazer a consulta através do número 153.

“Os itens podem ser retirados pelo proprietário desde que apresente um documento com foto, além de Boletim de Ocorrência (original e cópia). O documento também pode ser resgatado por outra pessoa que tenha autorização por escrito do titular”, explicou.

Ele destaca ainda que, no caso de menores de 18 anos de idade, o serviço deve ser procurado pelos pais ou responsáveis, munidos de Carteira de Identidade. Na base da Guarda, também é possível encontrar objetos perdidos, como bolsas, carteiras ou capacetes. Nesses casos, o proprietário deve descrever as características do objeto para poder reavê-los.

“É importante dizer que a Semusb, através da Guarda Civil Metropolitana, se faz presente 24 horas em serviços diários em nossa cidade, por meio das bases fixas do Parque Solon de Lucena e da Praça da Paz, além do sistema de rondas que, por onde passa, recebe esse material e, assim, prestamos mais um serviço de cidadania para nossa sociedade”, afirmou.