As artesãs da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) estão trabalhando na produção de enfeites natalinos feitos com materiais recicláveis para expor na segunda edição da Feira Emlur Criativa. O evento, que é uma parceria com o projeto ‘No Balaio’, vai ocorrer nos próximos dias 2 e 3 de dezembro na sede da Emlur, localizada na Avenida Minas Gerais, n° 177, Bairro dos Estados.

O superintendente da Autarquia, Ricardo Veloso, convida a população a conhecer a feira, que ocorrerá das 10h às 19h. “Nossas artesãs estão produzindo os mais diversos tipos de enfeites, utilizando materiais como caixas de leite longa vida, papelão de bandeja de ovos ou até mesmo saco de batatas”, comenta.

A lista de materiais ainda inclui garrafas de vidro, materiais de alumínio, plástico, TNT, espuma e conduítes (tubo que protege fiação elétrica), entre outros, segundo a coordenadora da Divisão de Arte e Cultura (Diac) da Emlur, Risonete Guedes. “Juntamos os materiais com adereços natalinos já usados e sem serventia. Mas a partir do reaproveitamento, damos uma nova vida aos materiais”, afirma.

Os trabalhos de sete artesãs da Diac estarão expostos na Feira Emlur Criativa para venda. Os valores serão destinados à compra de materiais para produção do artesanato. “Além da compra, também aceitamos doações de materiais recicláveis”, destaca Risonete Guedes.

Emlur Criativa – Nos dias 2 e 3 de dezembro, a criatividade vai tomar conta da Emlur com a realização da segunda edição da Feira Emlur Criativa. Além dos produtos natalinos, a exposição conta com artes visuais, moda, design, gastronomia e alimentos orgânicos.

A organizadora do evento e produtora do projeto ‘No Balaio’, Karina Morais, ressalta que o evento é uma ótima oportunidade para quem vai presentear os amigos e familiares nas confraternizações de final de ano. “Quem comprar dos artesãos vai levar para casa produtos feitos manualmente e que não são encontrados em outros locais. Isso faz toda a diferença para quem recebe o presente, porque gera uma identificação afetiva”, ressalta.

No Balaio – O projeto ‘No Balaio’ é um empreendimento social, criado em 2019, responsável pela realização de mais de diversas feiras de economia criativa. A partir de parcerias com o poder público, há a realização de políticas que incentivam a economia colaborativa, com foco na sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Os visitantes da Feira Emlur Criativa podem encontrar pratos típicos, como a tradicional tapioca, peças de roupa, bolsas e artigos em couro, calçados, acessórios femininos, bonecas em algodão colorido, produtos aromatizados, peças em madeira, vasos de cerâmica, plantas ornamentais e frutas e raízes provenientes da agricultura familiar.