A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) homenageou, na tarde desta sexta-feira (16), durante sessão solene no plenário da Casa, nove professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com a Comenda de Incentivo à Educação Darcy Ribeiro, em reconhecimento por figurarem na lista de pesquisadores mais influentes do mundo, elaborada pela Universidade de Standford, dos Estados Unidos. A homenagem foi proposta pela deputada Cida Ramos.

Receberam a comenda os professores Damião Pergentino de Sousa, Maria de Fátima Agra, José Maria Barbosa Filho, Reinaldo Nóbrega de Almeida, Edeltrudes de Oliveira Lima, Luciana Scotti, Dionísio Bazeia Filho, Valdir Barbosa Bezerra e Knut Bakke Filho.

“É uma honra homenagear esse grupo incrível de pesquisadores. Eles evidenciam a qualidade da pesquisa realizada na UFPB e coloca a Instituição entre as mais representativas do país. É o resultado de muito trabalho e a constante busca em produzir conhecimento científico que contribua para o avanço da ciência”, ressaltou Cida Ramos.

Para Reinaldo Nobrega, é muito importante receber uma homenagem de tamanha envergadura nesta data. “Fico muito feliz por receber esse reconhecimento dado pela Assembleia Legislativa, por iniciativa da deputada Cida Ramos e que foi referendada pelos demais parlamentares desta Casa”.

O professor Valdir Barbosa destacou a importância do reconhecimento, principalmente porque vem do Poder Legislativo Estadual. “É muito importante para todos nós, cientistas, o reconhecimento da sociedade, através dos seus representantes no parlamento. É uma alegria e uma honra muito grande para mim e espero que todos os demais representantes de classes possam também ser reconhecidos”.

Já o professor Dionísio ressaltou a importância da comenda, não só para ele e sua família, mas, também, para a própria UFPB. “Essa comenda é muito importante para nós cientistas. Isso estimula ainda mais os jovens que atuam nesse campo a buscam cada vez mais se dedicarem às pesquisas”, frisou.

O professor José Maria declarou que o reconhecimento aos pesquisadores e cientistas, por parte da Casa de Epitácio Pessoa, “tem uma importância fantástica, porque valoriza o nosso trabalho e o resultado dele em benefício da sociedade”. A professora Fátima Agra, disse que a homenagem é uma recompensa “pelo trabalho muito duro ao longo da vida, das muitas noites sem dormir, de muito tempo de trabalho de campo – no meu caso, que sou botânica. Sinto-me muito gratificada”. Finalizou.

Além da deputada Cida Ramos, participaram da Mesa dos Trabalhos a professora Liana Filgueira, vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba, representando o magnífico reitor professor Valdiney Gouveia; o professor João Pedro Braga, diretor do Centro de Ciências da Saúde; a professora Margarete de Fátima Melo Queiroz, docente do Departamento de Ciência Famacêuticas; e a professora doutora Bagnólia Araújo Costa, chefe do Departamento de Farmácia Contemporânea da UFPB.

Um momento importante durante a solenidade foi a apresentação do Quinteto Paraibass, da UFPB, que fez a execução do Hino Nacional Brasileiro.