A valorização dos profissionais da Enfermagem foi tema de Audiência Pública realizada na tarde desta terça-feira (20) pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O debate aconteceu de forma virtual, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da CMJP e reuniu representantes da categoria, tanto da Paraíba como do Brasil.

A Sessão atendeu a propositura do vereador Marcos Henriques (PT) que destacou que a luta pela valorização dos profissionais de Enfermagem é uma luta coletiva. “Quantas e quantas vezes nós vereadores estivemos debatendo na Câmara Municipal voto de aplausos para enfermeiros e enfermeiras? No entanto, sempre defendi que voto de aplauso não enche barriga de ninguém. O que enche barriga é a valorização, através da melhoria da qualidade de vida desses profissionais”, afirmou.

O vereador pontuou que atualmente a sociedade uma realidade preocupante em que se tornou comum em nosso atual estágio de governança retirar direitos da classe trabalhadora, sob o falso pretexto de que cabe somente ao mercado regular as relações sociais e trabalhistas, precarizando o mundo do trabalho, em detrimento do avanço da concentração de renda. “O atual governo difunde a ideia de que direitos trabalhistas e sociais consistem em fardos”, acrescentou.

Para a presidente do Sindicato dos Enfermeiros da Paraíba, Milca Rêgo, discutir a profissão da Enfermagem é de extrema importância, sobretudo no que se refere às condições de trabalho da categoria. “A aprovação do PL 2564-2020 hoje não é mais uma utopia e sim a valorização e o reconhecimento para a nossa profissão, que atualmente representa a maior força de trabalho na área da saúde no mundo. O Brasil, conforme dados do Conselho Federal de Enfermagem – Cofen, tem quase 2,5 milhões de profissionais da Enfermagem, entre auxiliares, técnicos, enfermeiros e parteiras”, destacou.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem – Coren PB, Rayra Bezerra, assegurou que o momento é de valorização para mostrar a força e o tamanho da enfermagem. “Na Paraíba, hoje, nós somos 45.438 profissionais da Enfermagem, sendo essenciais na prestação de uma assistência de qualidade em todos os âmbitos da saúde e em todas as etapas do cuidado, a Enfermagem está presente”, assegurou.

Entre os temas mais discutidos na Audiência Pública estavam a aprovação do Projeto de Lei 2564-2020 que atualmente tramita no Senado e que delimita o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira.

Participaram ainda da Audiência Pública as representantes do comitê nacional de técnicos e auxiliares de Enfermagem, Movimento Gigantes da Enfermagem, além do vereador Marmuthe Cavalcanti (PSL), membros da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Federação Nacional dos Enfermeiros e Enfermeiras, entre outros.