As festas juninas brasileiras são as mais tradicionais e étnicas do mundo! Em suma, o costume fora trazido pelos portugueses e aqui desenvolvido com africanos e indígenas, dando ao evento de hoje uma característica ímpar e rica de novos significados. O Nordeste é, visivelmente, a região que mais contribui para a resistência e difusão dos diversos valores artísticos construídos em torno destas festividades nacionais. Neste cenário, o estado da Paraíba, celeiro de antigos e novos ícones da cultura brasileira, tem um papel de destaque. É aqui onde acontecem as festas mais amadas de Santo Antônio (13 de junho), São João (24) e São Pedro (29), com uma diversidade indiscutível de criatividade artística.
Há dois anos, diante da tragédia da pandemia, o Brasil – por intermédio do Fórum Nacional de Forró de Raiz, da Associação Cultural Balaio Nordeste (Paraíba) e da Associação Respeita Januário (Pernambuco), num total de 14 estados brasileiros – não deixou de trazer alegria e uma mensagem de esperança ao mundo: vem realizando o Festival São João na Rede, unindo tradição, tecnologia e aquela força e alegria brasileiras, que são os traços mais marcantes da nossa cultura!
“Apesar das inúmeras adversidades que temos enfrentado ao longo dos séculos, estamos aqui para mais uma festa nordestina de São João”, orgulha-se Joana Alves, presidente da Associação Balaio Nordeste e também a coordenadora do Fórum Nacional de Forró de Raiz.