Aconteceu nesta quinta-feira (8), no auditório da Reitoria, uma reunião com representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de escolas, de sindicatos, parlamentares e legisladores. O encontro promoveu um diálogo sobre a proposta de aplicação de bônus regional nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estimular a entrada de estudantes de escolas públicas e privadas locais ao ensino superior no Estado.

Presidido pelo reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, o debate teve a participação do deputado estadual, Gilberto Silva, Antônio Neto, representante do cursinho Aprovamed, Erivany Luna Freire de Carvalho, representando as escolas públicas, Valência de Rodrigues Medeiros, representando os pais e Jonathan Fernandes, representando os estudantes. O objetivo da medida em pauta é reduzir as desigualdades regionais e democratizar as universidades públicas.

Foto: Mariani Idalino

Na reunião, o reitor apresentou uma proposta de minuta, ressaltando que não é o documento final, e que ainda precisa de discussão e estudos prévios para a aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). “Esse é o documento a partir do qual buscaremos definir a demanda. Qualquer decisão será pautada em estudos concretos, mostrando suas necessidades e circunstâncias reais”, explicou.

O texto dispõe sobre critérios para a bonificação de inclusão regional a fim de incentivar o acesso a cursos de graduação e o ingresso na UFPB via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de estudantes que residem e tenham estudado em escolas regulares e presenciais, no estado da Paraíba.

“É sobre justiça e defesa da nossa educação pública de Ensino Superior. É uma luta enorme, colocando à parte qualquer questão de ideologia político-partidária. Temos que valorizar nossos estudantes”, defendeu o deputado Cabo Gilberto Silva, parabenizando a UFPB pela iniciativa.

Dep. Cabo Gilberto. Foto: Mariani Idalino

Victoria Apolori Tissiani, que concluiu o Ensino Médio, também elogiou a execução do evento. “Achei a reunião produtiva. Fiquei mais tranquila em saber que eles têm interesse em trazer isso para gente, e ver que as demandas estão sendo encaminhadas”, comentou.

Já o estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas, Ademilson Teixeira, pontuou outras perspectivas sobre o debate da temática. “Eu acho o assunto de extrema importância, mas a discussão precisa ser mais aprofundada. O problema que está sendo discutido é a quantidade de vagas nas universidades públicas no geral. Não estamos falando sobre aumento dessas vagas, apenas sobre destinar as vagas que já existem”, afirmou o discente.

A cerimônia ainda contou com a presença da vice-reitora Liana Filgueira, o superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Marcelo Tissiani, o procurador-geral da UFPB, Carlos Mangueira, e o Prof. Jailson Ribeiro, coordenador de regulação e avaliação da Pró-Reitoria de Graduação (PRG).

Profa. Liana Filgueira. Foto: Mariani Idalino

Ao final da reunião, o reitor refletiu sobre o que esse momento representa para a sociedade paraibana. “Penso que foi um momento importante porque é um pedido urgente, que as nossas instituições se tornem mais paraibanas, e que permitam o crescimento do nosso Estado. Isso se faz com a profissionalização e qualificação das pessoas que permanecem para atuar na Paraíba”.

Foto: Oriel Farias

Ele ressaltou que outros Estados do Nordeste já aplicam a bonificação regional, a exemplo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Nós não podemos ficar de fora desse momento, penalizando nossos estudantes”, finalizou.