A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), por meio do Centro Cultural Mangabeira Tenente Lucena, e em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), vai abrir 20 vagas para a oficina de ‘Muralismo Contemporâneo’. As inscrições para o curso, que é gratuito, podem ser feitas a partir desta sexta-feira (2). As aulas serão ministradas pelo artista plástico Wilis Cavalcante.

“Esse é um trabalho integrado e conjunto com a Secretaria de Educação. Nós sempre partilhamos experiências em várias ações e equipamentos da Funjope, e não é diferente no Centro Cultural Mangabeira. Esse trabalho de formação que estamos desenvolvendo, está sendo feito também na Casa da Pólvora, Hotel Globo e no Casarão 34, além de outros ambientes culturais da cidade, reforçando essa linha de ação pedagógica que a Funjope vem desenvolvendo”, destacou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

“Buscamos sempre trazer novidades para o Centro Cultural Mangabeira e, desta vez, é algo que nos enche de alegria, pois vamos ofertar uma qualificação aos profissionais da pintura para que eles possam desenvolver o trabalho de muralismo com os ensinamentos do artista paraibano Wilis. Já ofertamos o curso de pintura para iniciantes e, com essa iniciativa, agregamos todos”, destacou o coordenador do Centro Cultural, Júnior Mangabeira.

Durante as aulas, o aluno vai desenvolver aspectos da pintura, desde a fundação do desenho, transposição da imagem para a tela, ampliação para o muro, teoria de cor completa, organização da paleta de pintura para telas e murais, mistura de cores e todo o processo de pintura, incluindo demonstrações práticas.

Serão repassados também exemplos da história da arte e referências de artistas contemporâneos. Além disso, serão realizadas conversas sobre o aspecto profissional, desde a entrada no mercado, desenvolvimento de estilo pessoal, montagem de portfólio, definição de custos, direitos autorais e processo criativo.

Junto com sua esposa, o artista Wilis Cavalcante já executou algumas artes de muralismo em João Pessoa, a partir de um convite do coordenador, Júnior Mangabeira. Com a ideia de multiplicar a arte com a educação, o artista foi chamado para ministrar a oficina de Muralismo para profissionais da área e, assim, valorizar a cultura local do bairro.

Inscrições – As inscrições devem ser feitas na secretaria do Centro Cultural Mangabeira, de 02 a 09/09, das 9h às 17h. As aulas serão iniciadas em 10 de setembro e seguem até 1º de outubro, todos os sábados, das 9h às 12h. Para mais informações, o contato do Centro Cultural Mangabeira é (83) 99647-2554.