Em sessão especial, o Cine Banguê, cinema da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), exibe na próxima sexta-feira (30), às 20h, dois curtas metragens que resgatam a vida e a obra de Abelardo da Hora. O artista plástico pernambucano faria 94 anos no próximo dia 31 de julho se estivesse vivo. A exibição dos filmes ‘Abelardaoooo, é hora de brincar’ (2020) e ‘”Da Hora” e seus meninos de Recife’ (2021) acontece na TV Funesc (youtube.com/tvfunesc) em sessão única.

As duas produções cinematográficas possuem classificação livre e têm a direção de Maurício Roberto da Silva.

Abelardo Germano da Hora foi um artista plástico, professor e poeta brasileiro. Escultor, desenhista, gravurista, pintor e ceramista, ficou conhecido por retratar as mulheres e os temas regionais. A Fundação Espaço Cultural vai sediar o Museu que reunirá suas principais obras e, por isso, será um dos principais centros de referência sobre o artista.

Cine Banguê Online

O projeto ‘Cine Banguê On-line’ acontece no canal da Funesc no Youtube (/funescpbgov), e é uma alternativa de exibir produções cinematográficas em tempos de pandemia, já que as salas de cinema tiveram que ser fechadas para conter a disseminação do vírus.

Confira a programação:

Curta: Abelardoooo, é hora de brincar!

8’40’’ | Florianópolis | Documentário | 2020

Direção: Maurício Roberto da Silva

Classificação: Livre

Sinopse: O escopo do curta-animação “Abelardooo, é hora de brincar” pretende dar visibilidade à série de aquarelas produzidas por Abelardo da Hora em 2002, chamada “É hora de brincar”, que o artista dedicou às crianças das periferias de Recife, PE.

Outro objetivo é levar o filme até as escolas e os movimentos sociais, a fim de contribuir com a reflexão sobre a importância da cultura lúdica popular, que é construída em espaços eivados de dramáticas desigualdades sociais.

Ademais, o filme tem a intenção de manter viva a memória da imensa obra desse multiartista pernambucano, que produziu esculturas, poesias, gravuras, aquarelas e desenhos, tendo como foco o olhar sobre as mulheres, a cultura popular, a fome, a miséria e, nesse contexto, as crianças da classe trabalhadora empobrecida. Tanto a abertura quanto o encerramento do curta são enriquecidas com as vozes de aproximadamente 30 crianças de diversas idades que, com seus sons criativos, homenageiam Abelardo e o convidam para brincar.

 

Curta: “DA HORA” E SEUS MENINOS DO RECIFE

22’31’’ |  Florianópolis | Documentário | 2021

Direção: Maurício Roberto da Silva

Classificação: Livre

Sinopse: Este curta tem como escopo recuperar a memória das gravuras “Meninos do Recife” de Abelardo da Hora, desenhadas em 1962 e, posteriormente, queimadas pela ditadura militar na frente do Diário de Pernambuco. O documentário traz reflexões sobre as desigualdades sociais em que viviam as crianças da classe trabalhadora empobrecida e que hoje, ainda vivem, nas palafitas situadas nos mangues dos rios da cidade do Recife.

O filme pretende expor o degradante contexto político, econômico e social que inspirou a obra de Abelardo. Por essas questões permanecem atuais, faz-se necessário resgatar as repercussões éticas, políticas e estéticas de suas gravuras.

Minibio do realizador: Mauricio Roberto da Silva – Professor aposentado da UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina – Mestrado em Ciências do Esporte na Universidade Johan Wolfgang Frankfurt (Alemanha), Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas à Educação (UNICAMP), Pós- Doutorado em Estudos da Criança (UMINHO-Portugal)

Serviço:

 

Cine Banguê On-line

Curtas: Abelardoooo, é hora de brincar! (Classificação livre) / “Da Hora” E Seus Meninos Do Recife (Classificação Livre)

Data: 30 de julho (sexta-feira)

Hora: 20h

Exibição única em: TV Funesc (youtube.com/tvfunesc)