Desde 2019, 40.077 pessoas já se formaram em capacitações profissionais oferecidas gratuitamente pelo Ministério do Turismo para aprimorar serviços no setor. Os dados, compilados até outubro deste ano, incluem iniciativas a exemplo do curso online de Atendimento ao Turista, promovido a partir da plataforma Brasil Braços Abertos (BBA), e destinado a estudantes e trabalhadores com mais de 15 anos de idade que já atuam ou pretendem operar no ramo.

O balanço de qualificações no âmbito do órgão do governo federal também engloba o curso Gestor de Turismo, disponibilizado digitalmente por meio da Plataforma de Engajamento e Aprendizagem (PEA). A capacitação tem como público-alvo preferencial gestores públicos e privados do segmento, além de outros cidadãos e profissionais com mais de 18 anos de idade interessados em desempenhar funções relacionadas ao desenvolvimento do ramo.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reafirma o compromisso com a permanente preparação de funcionários ligados ao turismo. “Em 2019, havia quatro cursos de qualificação oferecidos pelo MTur, número que saltou para 100 neste ano. Especialmente a partir da retomada do setor, é essencial termos profissionais capacitados para atender visitantes com excelência. A capacitação, aliada ao gigantesco potencial dos nossos variados atrativos, certamente fará a diferença na consolidação do Brasil como um destino global de turistas”, aponta.

As capacitações incluíram, ainda, o curso de Agente de Informações Turísticas, realizado em parceria junto ao Instituto Federal do Ceará (IFCE) e que abordou o estudo de atrativos culturais e naturais do país. Outra qualificação desenvolvida foi o curso “Libras para atendimento ao público”, organizado conjuntamente com o Instituto de Educação de Rondônia (IERO-Acelibras) e voltado a profissionais e estudantes que atuam ou planejam operar no setor.

O secretário nacional substituto de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Fábio Pinheiro, ressalta que as formações profissionais beneficiam tanto visitantes quanto trabalhadores do ramo. “Os cursos que ofertamos ajudam a aprimorar o atendimento a turistas e significam, também, uma melhoria nos currículos dos profissionais. E esta qualificação aumenta as chances de colocação no mercado de trabalho”, enfatiza.

Em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), o MTur também promoveu cursos online e gratuitos de inglês e espanhol aplicados ao turismo, destinados a profissionais de hospedagem, transporte e restaurantes, entre outros, além de estudantes. As qualificações tiveram apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Federação Nacional dos Guias de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo de Alto Paraíso (GO).

INSCRIÇÕES – As inscrições no curso da plataforma BBA, que já passam de 10 mil alunos, seguem até 30 de dezembro, e a formação deve ser concluída até 6 de março de 2022.  Ao final, o candidato que somar 696 pontos pode emitir certificado, chancelado pelo MTur, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e válido como curso de extensão. No caso das aulas de Gestor de Turismo, as inscrições terminam em 31 de março de 2022 e os candidatos têm, igualmente, a chance de obter certificado de conclusão.

Graças a uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) também são ofertadas vagas para mais de 10 qualificações gratuitas, cujas inscrições vão até 31 de dezembro deste ano. Os cursos abrangem temas como Enoturismo e Desenvolvimento Regional; Agências de Viagem e Turismo; Gerenciamento de Resíduos e Higienização e Segurança em Meios de Hospedagem, entre outros.