A ampliação da vacinação e a utilização de protocolos de biossegurança pelos destinos turísticos tem aumentado a confiança dos brasileiros na volta das viagens domésticas. Isso porque, dados da plataforma Booking.com, divulgados nesta quinta-feira (09.09), apontaram que dois em cada três brasileiros estão planejando viagens para os próximos seis meses. Entre os destinos preferidos por eles estão Gramado (RS), Fortaleza (CE), Balneário Camboriú (SC), Florianópolis (SC) e Arraial do Cabo (RJ).

Quando observado regionalmente, a pesquisa trouxe um interesse maior em viajar até o final do ano dos turistas do Sudeste e do Sul (71%), seguido pelos do Centro-Oeste (66%). No que diz respeito aos itens reservados por estes viajantes, 78% responderam que já garantiram sua reserva em acomodações e 75% já compraram suas passagens aéreas, rodoviárias, entre outros.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o levantamento veio para corroborar a alta expectativa do setor, que vem registrando mês a mês bons índices de recuperação. “Temos pela frente, pelo menos, mais três feriados nacionais, fora o Natal e o Ano Novo, que devem ampliar os números já registrados no 7 de setembro e nas férias de julho, até então, o melhor mês para alguns setores desde o início da pandemia. Volto a afirmar que o Brasil está preparado para que os turistas internos possam conhecer e/ou redescobrir o nosso país, de forma segura e responsável”, destacou.

A pesquisa questionou ainda os destinos preferidos pelos turistas de cada região. No Norte e Nordeste, Fortaleza (CE) e Gramado (RS) foram as cidades mais pontuadas. Já os do Centro-Oeste elegeram Caldas Novas (GO), evidenciamos o turismo de proximidade. No Sul, Florianópolis (SC), Balneário Camboriú (SC) e Gramado (RS) foram os preferidos. Por fim, os viajantes da região Sudeste trouxeram Arraial do Cabo (RJ) e Campos do Jordão (SP) para o topo da lista.

SELO TURISMO RESPONSÁVEL – Uma das grandes tendências para a retomada das atividades turísticas é a busca por empreendimentos turísticos considerados seguros do ponto de vista sanitário, em razão da pandemia de coronavírus. Nesse sentido, o Ministério do Turismo lançou, em junho de 2020, o Selo Turismo Responsável colocando o Brasil entre os 10 primeiros países do mundo a implementar protocolos sanitários para o turismo. Iniciativa elogiada pelas maiores organizações internacionais do setor, a OMT e a WTTC. Atualmente, o selo já conta com a adesão de mais de 29,6 mil estabelecimentos do país.