A deputada Doutora Paula (Progressistas) defendeu, nesta quarta-feira (8), mais discussão sobre a Reforma Política e se posicionou contra o fim das coligações partidárias nas eleições de 2022, o que pode ocorrer a partir das mudanças previstas para o novo código eleitoral.

As declarações da parlamentar foram externadas durante a sessão especial realizada na Assembleia Legislativa da Paraíba, hoje, para debater a Reforma Política, tendo como destaque a Reforma Eleitoral. A sessão foi proposta pelo deputado Adriano Galdino, presidente da ALPB.

Doutora Paula quis saber se as mudanças previstas no projeto de reforma estão em consonância com a Constituição brasileira, ao dirigir perguntas ao senador Veneziano Vitral do Rêgo (PMDB-PB). Veneziano é vice-presidente do Senado e participou da sessão na condição de debatedor.

“O novo código está pra ser votado no Senado, com mudanças em mais de 900 itens. Não entendo o porquê desse açodamento!”, exclamou a deputada, ao se referir a ideia de acabar com as coligações partidárias.

Senador

O senador Veneziano Vital adiantou que código está sendo revisado, tem muitos pontos ainda que precisam ser discutidos e debatidos. Adiantou que, anteriormente, tinha votado a favor do voto majoritário, o que foi derrubado no Congresso Nacional.

No que diz respeito ao fim das coligações, ponto previsto na reforma eleitoral, o senador afirmou que “não tomou posição ainda”.

Por Valter Nogueira