Elba Ramalho será a homenageada do quarto programa do Zabumba Lá 2023

Em mais uma ação cultural da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), será realizada nesta quarta-feira, 31, a partir das 19h, o quarto e último programa do Zabumba Lá 2023, que celebrará a vida e obra de Elba Ramalho, através de depoimentos e apresentações artísticas de grandes nomes da cultura de Campina Grande. A homenagem será realizada no Teatro Municipal Severino Cabral.

 

O palco do Teatro Municipal receberá Eloísa Olinto, Ana Barros, Janine Lima, Ray Rodrigues, Edra Verás e Augusto Arruda, que cantarão grandes sucessos entoados durante a carreira de Elba Ramalho. Além destes, o público poderá apreciar os espetáculos de dança com a Companhia Raízes e a quadrilha junina Flor de Lampião. Junto a isso, os apresentadores do Parque do Povo Massilon Gonzaga, Evilásio Junqueira, Abílio José e Cleber Oliveira, subirão ao palco para mais uma vez celebrarem os 40 anos d’O Maior São João do Mundo.

A terceira edição do Zabumba Lá conta com a correalização da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da pró-reitoria de Cultura (Procult) e da Fundação da Universidade Regional do Nordeste (Furne). O evento conta com a transmissão da TV Nordestina, tem a parceria cultural da Affins Produções, Tábua de Carne, Cativa, Picanha 200, Silveira Som, Urca Grill, Restaurante Lombada do Alemão, Imperial Pizza e Studio Night, além de integrar a programação cultural do 18º Folkcom. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados previamente via Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/zabumba-la/1985986), ou minutos antes do evento no próprio Teatro. Aos que não conseguirem ir presencialmente, a TV Nordestina disponibilizou o link da transmissão em: https://youtube.com/live/bdWCx-UwgEc?feature=share.

Elba Ramalho, uma vida de devoção à arte

Em 17 de agosto de 1951, nasce em Conceição, interior da Paraíba, Elba Maria Nunes Ramalho, quarta filha do casal João Nunes de Souza e Maria Geni Ramalho. Em 1963, a família de Elba deixa Conceição e se estabelece em Campina Grande, onde a cantora estuda no Colégio da Prata, até concluir o Ensino Fundamental.

Aos 14 anos, Elba participa de um grupo criado durante as aulas de literatura ministradas por sua então professora, Elizabeth Marinheiro (Betinha), que em breve seria conhecido como Coral Falado Manuel Bandeira. No Colégio da Prata conhece, também, uma turma de garotas que formaram uma banda de rock no embalo da Jovem Guarda: As Brasas. Elba entra para o grupo tocando inicialmente guitarra e depois bateria. Na tentativa de afastar a filha do teatro e da música, o pai de Elba a levou com a irmã, Vavá, para a cidade de João Pessoa.

Após anos de devoção à cultura, Elba ganha o Grammy Latino de melhor disco na categoria Contemporany Brazilian Roots pelo CD “Qual o assunto que mais lhe interessa?”, em 2008. A cantora repetiu o feito no ano seguinte com o Grammy Latino de melhor disco na categoria Tropical Brazilian Roots, por “Balaio de Amor”.

Em 2019, no ano em que completou 40 anos de carreira, em show apoteótico realizado no Parque do Povo, durante a programação d’O Maior São João do Mundo, Elba Ramalho reuniu um grande público em celebração à sua vida e obra onde cantou grandes sucessos de sua carreira, ao lado de vários nomes do cenário musical brasileiro.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo