Diariamente, o serviço de atendimento da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) recebe diversas solicitações por parte da população. Mas a que lidera o ranking entre as principais demandas são as credenciais para estacionamento em vagas especiais para idosos. Apenas este ano, mais de três mil pessoas solicitaram este tipo de documento para quem tem mais de 60 anos.

De acordo com levantamento do Setor de Atendimento da Semob-JP, entre os meses de janeiro e maio deste ano, das 4.117 demandas relacionadas a emissão de credenciais para estacionamentos prioritários, 3.662 foram para idosos, 385 para quem tem deficiência física (que dificulte a locomoção) e 70 para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Através da emissão destas credenciais, garantimos os direitos daqueles que realmente precisam dos estacionamentos prioritários, sejam eles em locais públicos ou privados. Aproveitamos para fazemos um alerta a população, para que respeite às vagas, deixando-as livres caso não tenham o documento para este fim. A credencial é gratuita e todo o processo de solicitação pode ser feito online ou em um dos nossos três pontos de atendimento presencial”, explica Expedito Leite Filho, superintendente de mobilidade urbana da Capital.

O interessado em ter o documento deve preencher o formulário eletrônico disponível no site servicos.semobjp.pb.gov.br, anexar foto, documento oficial com foto e comprovante de residência de João Pessoa, expedido, no máximo, há 90 dias. Pessoas com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista precisam apresentar um laudo médico.

Quem preferir, também pode ser atendido presencialmente, mediante agendamento, nos seguintes endereços:

– Sede da Semob-JP, no bairro do Cristo (3218-9348);

– Posto da Semob-JP na Casa da Cidadania de Jaguaribe (98760-2191);

– Posto da Semob-JP na Casa da Cidadania do Shopping Manaíra (98645-8766).

O que diz o CTB – O Código de Trânsito Brasileiro especifica que estacionar em vagas para idosos, deficientes ou autistas, sem deixar a credencial visível, o condutor do veículo estará sujeito a multa no valor de R$ 293,47, além de ter a inclusão de sete pontos na CNH pela infração gravíssima, estando ainda, sujeito a reboque do carro.