A vacina é a saída definitiva para a pandemia de Covid-19. Sem ela, após verificar uma redução sustentada dos casos, é possível flexibilizar o isolamento, mas com testagem para monitoramento de surtos localizados, entre outras medidas. Essa é uma das conclusões de seminário realizado pela comissão externa da Câmara que acompanha as ações do combate ao novo coronavírus. A reunião foi realizada na quinta-feira (14) no Plenário da Câmara dos Deputados.

 

Praticamente todos os especialistas criticaram a falta de uma ação centralizada e de uma linguagem única no enfrentamento da crise. A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, disse que algumas ações devem ser locais, mas é necessária uma orientação nacional: “É fundamental nós pensarmos numa forte coordenação nacional, isso se torna mais importante e mais premente neste momento. Uma coordenação baseada nas evidências científicas”. disse.

O economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, também insistiu no ponto: “Ainda há tempo para uma participação do governo federal, agindo de maneira coordenada e científica. Ainda há tempo e necessidade.”

Fonte: Agência Câmara de Notícias