ASecretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba divulgou, nesta sexta-feira (9), o resultado da etapa estadual da Festa Literária da Rede Estadual (Flirede) 2022, programa de incentivo à leitura e escrita literária que nesta edição selecionou 232 produções, entre poemas, crônicas e ilustrações de professores e estudantes da Ensino da Paraíba que serão publicadas em três livros.

Os editais, lançados em agosto, são voltados para professores e estudantes da rede de todas as modalidades de ensino, em homenagem ao poeta paraibano Augusto dos Anjos. Um dos editais foi voltado para professores ativos da rede estadual; este selecionou 75 textos, entre poemas e crônicas. O edital para estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º ano), ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), contou com a seleção de 80 poemas e crônicas. Ambos os editais tiveram como tema “Augusto dos Anjos: da poesia do Eu à Paraíba em nós”.

O terceiro edital, da Fliredinha, foi destinado a estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 4º ano), voltado para produção de poesia e ilustrações infantis, e resultará na publicação, em livro, de 77 produções, tendo como tema “Augusto dos Anjos: A poesia, o Eu e a Paraíba”.

O resultado foi disponibilizado na aba do programa, no site da Secretaria https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/programas/flirede.

Concursos e oficinas- Os concursos literários aconteceram em três etapas: Escolar, Regional e Estadual, nas quais houve bancas avaliadoras para os textos inscritos. As inscrições começaram em outubro e oficinas foram ministradas em agosto de modo a capacitar todos os professores da rede para desenvolverem atividades em sala de aula e prepararem os estudantes para os concursos e para os eventos literários.

“Resolvemos investir em três livros este ano porque ano passado, que foi só para os estudantes, o resultado foi impressionante: poemas e crônicas belíssimos, desde crianças até a EJA. Este ano, ampliamos para professores e também faremos um livro voltado especialmente para as crianças, a Fliredinha, com poemas e ilustrações. Mais uma vez, o resultado nos surpreendeu. Investir em leitura, em produção literária e nas nossas bibliotecas tem sido uma prioridade e tem gerado um resultado surpreendente e emocionante”, explicou o secretário de Estado da Educação, Cláudio Furtado.

Plataforma AruandaPlay – Outra novidade em 2022 é a plataforma de streaming que disponibiliza produções audiovisuais paraibanas e nacionais e conta com espaço reservado para acesso dos professores da Rede Estadual de Ensino da Paraíba por meio da Flirede, a Plataforma Aruanda Play.

A parceria com a Plataforma AruandaPlay expande as ferramentas metodológicas com as quais os professores podem trabalhar em sala de aula no desenvolvimento das ações do programa, já que além de filmes ligados a temática deste ano da Flirede, a exemplo de ‘Transubstancial’, de Torquato Joel, e ‘Funesto’, de Carlos Downling, também conta com uma infinidade de títulos nas sessões ‘escola pública’ e ‘cinemateca paraibana’, com acesso público. Para o professor da Rede Estadual ter acesso ao conteúdo, basta entrar em https://flirede.aruandaplay.com.br/ e fazer seu cadastro.