Todo mundo já se imaginou viajando dentro de um cenário de filme. Agora, é possível conhecer um pouco mais do país sem sair de casa e ainda conhecer as diversas paisagens brasileiras. O Brasil inteiro é um cenário cinematográfico e a Agência Nacional de Turismo selecionou alguns filmes e documentários para quem é fã de viajar e tem a curiosidade de conhecer os diversos lugares paradisíacos e fascinantes que temos espalhados pelo país.

RIO DE JANEIRO – A cidade maravilhosa é cenário de grandes filmes, clássicos brasileiros como Cidade de Deus (2002); Era uma vez… (2008); Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio (2011) e muitos outros. O filme Cidades do Amor, Rio, Eu Te Amo (2014), reúne dez histórias de diretores brasileiros e internacionais. Cada crônica acontece em um bairro da cidade e revela características marcantes da beleza única e diversa da capital carioca, passando pelo Pão de Açúcar, Corcovado, Cristo Redentor e é claro, pelas praias.

Para quem gosta de animação, o longa Rio (2011), literalmente voa pelo cotidiano carioca com uma arara azul, conhecida como Blu. Ele é adotado por uma americana, até um pesquisador o levar de volta para o Rio de Janeiro para tentar evitar a extinção da espécie. Entre fugas e voos, as aves viagem pela favela durante um jogo de futebol entre Brasil e Argentina e um desfile de escola de samba em plena Sapucaí, mostrando um pouco da maior festa popular do mundo, o carnaval.

RECIFE – Situado na capital de Pernambuco, Aquarius (2016), em Recife, representa a cidade de uma forma afetiva com uma bela vista para o mar. O filme conta a história de Clara que mora sozinha em um apartamento de frente para a praia e passa por um conflito quando uma construtora quer derrubar o prédio para construir um empreendimento imobiliário. O filme possui várias cenas que mostram a beleza da cidade e das praias recifenses.

AMAZÔNIA – Muito verde, natureza e animais exóticos é o que encontramos no filme Amazônia (2014). O protagonista Castanha, é um macaquinho que viveu longos anos no Rio de Janeiro, mas após ser vendido para o circo passa por uma confusão aérea e vai parar na Amazônia. Divertido e paradisíaco, o filme é cheio de lindas imagens de drone, zooms pelos animais e mostra a experiência de um bichinho perdido de volta em seu habitat natural.

BRASÍLIA – Com certeza você já ouviu a famosa história do Faroeste Caboclo, música composta por Renato Russo. “Deixou pra trás todo o marasmo da fazenda” é um trecho dos quase 10 minutos de música que deram origem ao filme Faroeste Caboclo (2013), que apresenta uma paixão intensa e uma guerra com o primo. O drama passa pelos melhores cenários de Brasília, como a Universidade de Brasília (UnB), o Parque da Cidade, a Esplanada dos Ministérios, a Praça dos Três Poderes, o Lago Paranoá e algumas superquadras.

DOCUMENTÁRIOS – Vamos falar de uma Expedição Raiz (2017) pelo interior do Brasil. Com imagens de drone, florestas, cachoeiras, chapadas, sertão e litoral, uma dupla de paulistas conhece mais de 24 mil km do território brasileiro durante 241 dias a bordo de sua Caravan 1976, passando pelo Tocantins, Maranhão, Recife e vários outros paraísos brasileiros.

Contado em quatro episódios, Brasil no Olhar dos Viajantes (2013) é uma série de documentários criada por meio de relatos de estrangeiros das primeiras viagens feitas ao país, entre os séculos 16 e 19 e como isso transformou a sua visão do Brasil. A história viaja por um país primitivo e exótico, ainda pouco conhecido pelo homem.

Representando a cultura, lendas e o cotidiano da tribo indígena Yanomami, o documentário e ficção Última Floresta (2021), mergulha no idioma e na luta dos povos Yanomami para manter vivas as tradições de seu povo.

INTERNACIONAL – De norte a sul, o Brasil possui belezas naturais que são reconhecidas em diversas produções cinematográficas do exterior. Cenário para lindas fotos e uma longa queda d’água, as Cataratas do Iguaçu participaram do filme Pantera Negra. As cenas gravadas em 2016 combinam efeitos especiais com a paisagem brasileira, marcando o encontro do Pantera Negra como rei de Wakanda.

Outro paraíso brasileiro também recebeu em 2018 cerca de 40 profissionais para realizar filmagens em uma produção da Marvel. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, formado por dunas e espelhos d‘água passou por uma transformação cinematográfica e se tornou o planeta Vormir no longa-metragem.

DESTINOS – Acompanhar tantos filmes e documentários pelo país tem transformado a vontade de viajar da sociedade. Recentemente, o streaming está servindo como grande inspiração e influenciando os viajantes que acompanham as produções cinematográficas e têm vontade de conhecer o Brasil, é o que mostra a Revista Tendências do Turismo 2023 do Ministério do Turismo.