AFundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) recebe, a partir do próximo dia 26, a exposição fotográfica ‘Lagarta Richelieu’, da fotógrafa e designer Lenice Queiroga. A abertura será às 19h, na Galeria Archidy Picado e o período de visitação se estende até 12 de março.

Voltada para os aspectos estéticos e culturais do universo da renda renascença, a exposição inclui exibição do filme ‘Pernambuco – em riscos e rendas’, dirigido e roteirizado por Lenice Queiroga, que destaca o trabalho da artesã paraibana Mestra Lala. O filme possui acessibilidade em libras. O conteúdo apresenta personagens como Mestre João Elias Espíndola (patrimônio vivo de Pernambuco), Mestra Edite Patriota, Cida Maciel (associação Cheia de Graça), além da Feira de Renda Renascença de Pesqueira.

‘Lagarta Richelieu’ é composta por fotografias que parte do homônimo da artista, que apresenta aspectos estético-históricos e sócio-econômicos dos artesãos que se dedicam à produção de renda renascença. As imagens expressam memórias coletivas de fazeres artesanais têxteis das rendeiras, rendeiros, desenhistas, feira da renda renascença de Pesqueira, etapas de produção da renascença, além das criações e experimentos da autora com suas instalações-riscos- murais. A pesquisa imagética foi realizada nas cidades de Pesqueira e Poção em Pernambuco e divisa na Paraíba.

A exposição consta de 25 fotografias impressas em Canson e Canvas, uma projeção de fotografias em mídia digital, vídeo sobre mestres da renascença com acessibilidade em Libras. Apresenta também uma breve história da renda renascença dando destaque às pioneiras e, em especial, à mestra paraibana Lala. Todos estes elementos juntos para o público experienciar e refletir sobre o Universo da Renda Renascença – Patrimônio Imaterial.

Em fevereiro, a autora irá realizar cinco Rodas de Diálogos presenciais sobre a exposição para jovens nas Escolas Estaduais e Federal das seguintes cidades paraibanas João Pessoa, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê, Monteiro e em Pesqueira, Pernambuco.

Realização – A exposição é uma realização do governo do estado de Pernambuco, por meio do Funcultura/Fundarpe e conta com apoio do governo do estado da Paraíba, por meio da Funesc e Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa.

Lenice Queiroga – Fotógrafa, Artista Visual e Designer. Tem Especialização em Design da Informação e Graduação em Artes Visuais – Arte Educação. Tem atuado em vários projetos nas áreas de Design Sustentável, Artes Visuais, Arte Educação utilizando múltiplas linguagens como Fotografia, Design, Dança, Moda, Vídeo. Inicia seu contato com a Arte, no Recife, estudando Dança Contemporânea com Zdenek Hampl e a Dança Espontânea de Rolf Gelewisk, incorporando o movimento e a crítica social em sua linguagem-artística. Começou a fotografar profissionalmente espetáculos de Dança, Teatro, entre outros, dando continuidade à pesquisa fotográfica. Participa de diversas exposições coletivas em Salões de Artes nas linguagens Artes Visuais e Fotografia recebendo premiações. Realizou o inventário imagético-autoral [2012], sobre o Universo da Renda Renascença em Pesqueira e Poção, resultando no Livro Lagarta Richelieu [2013], com o incentivo do Funcultura e apoio da Gráfica Santa Marta. Este Livro recebeu Menção Honrosa no 1 Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho em 2016, Recife, PE. Desenvolveu outros projetos aprovados pelo Funcultura, dentre os quais o Site Vernacular Renascença [2016]. Realizou curadorias com rendeiras e rendeiros em Editais nacionais e estaduais como Mestres[as] de Cultura Popular, Patrimônio Vivo PE, Prêmios Ariano Suassuna, criando assim, uma Cartografia de Mestres de Renda Renascença em Pernambuco.

 

Serviço:

Exposição Lagarta Richelieu
Abertura: 26/01, 19h
Visitação: 27/01 a 12/03 – Segunda a Sexta: 8h às 12h e 13h às 17h; Finais de semana e feriados – 10 às 16h
Local: Galeria Archidy Picado