A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) lança neste sábado (9) edital de seleção artística para compor a programação do ‘Festival Pretitudes: arte, cultura e protagonismo negro’, que será realizado no período de 16 a 20 de novembro, no Espaço Cultural. As inscrições poderão ser feitas a partir das 8h do dia 9, através do site da Funesc (www.funesc.pb.gov.br), e seguirão abertas até o dia 31 de outubro.

Para o evento, serão selecionados 18 artistas nas categorias teatro (7 vagas), literatura (7 vagas) e audiovisual (4 vagas). Podem se inscrever atores, realizadores e poetas  autodeclarados pessoas negras, com idade mínima de 18 anos e residência no estado da Paraíba há, no mínimo, dois anos.

De acordo com o presidente da Funesc, Pedro Santos, a ação busca reconhecer e dar visibilidade à produção cultural desenvolvida por pessoas negras na Paraíba. “Além disso, a nossa intenção é que o festival também sirva de caixa de ressonância de debates importantes que a sociedade precisa fazer e a arte vai nos ajudar a promover esses encontros”, explicou.

O Festival Pretitudes vai contar com debates, sessões de cinema, painéis temáticos, performances cênicas e tributos musicais realizados de forma híbrida, em conformidade com o Protocolo de Reabertura dos Equipamentos Funesc, certificado pela Secretaria de Estado da Saúde.

O evento integra a programação do Novembro pela Equidade Racial, realizado pelo Governo do Estado da Paraíba em alusão ao Dia da Consciência Negra, e conta com o apoio das secretarias do Desenvolvimento Humano e da Mulher e da Diversidade Humana.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail .

 

Acesse o edital: https://funesc.pb.gov.br/espaco-cultural/editais/edital-festival-pretitudes-arte-cultura-e-protagonismo-negro

Acesse o formulário:
https://docs.google.com/forms/d/1ogKxtjdtChvwNHTP5kuJgQhnrofnYpI7oWWeUhe5gi4/edit