A Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação Cultural (Funjope), realiza, neste sábado (14), a segunda edição da oficina de macramê. O aulão é gratuito e acontece no Hotel Globo, a partir das 9h, e será ministrado pela artesã Géssica Cândido. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirmou que essa é uma fase educativa dos projetos da Fundação, tendo sua continuidade com uma nova edição da oficina. Esse trabalho está sendo desenvolvido com a ideia de capacitar pessoas para determinadas atividades culturais, contribuindo ainda para melhorar a empregabilidade e a capacidade produtiva.

“E o artesanato em macramê é uma dessas possibilidades. A nossa primeira oficina foi muito bem recebida. Temos muitos pedidos de mulheres e homens que gostariam de retornar para fazer um aprimoramento. Então, estamos dando sequência a essa atividade, porque acreditamos que a formação vem com esse trabalho contínuo”, afirmou.

O curso será oferecido para duas turmas. A primeira será das 9h às 12h e a segunda das 14h às 17h. “Vai ser uma oficina continuada, um segundo módulo da primeira que foi realizada no dia 1º de abril”, declarou o chefe da unidade Hotel Globo, Willian Macêdo. Ele ressaltou que as vagas estão abertas tanto para quem participou do primeiro módulo, como também para quem quer começar a aprender a técnica a partir de agora.

Inscrições – Os interessados devem fazer a inscrição através do e-mail hotelglobo.22@gmail.com. Devem constar, no corpo do e-mail, o nome completo, CPF, telefone de contato e horário que a pessoa prefere participar da oficina. No campo do assunto, basta escrever ‘Inscrição Oficina de Macramê’.

Economia criativa – Esta ação da Funjope contribui para promover a capacitação e o envolvimento das pessoas no processo produtivo. A economia criativa, que inclui o artesanato, é uma ponte, inclusive, para a geração de trabalho e renda.

De acordo com Géssica Cândido, o diferencial dessa segunda oficina é que os participantes vão aprender a fazer algum objeto a partir da técnica. “Na primeira oficina, ensinei pontos básicos. Quem participou, pediu muito para que fizéssemos uma segunda, como extensão. Então, vamos ensinar agora pontos mais aprimorados e produzir uma peça, como uma bolsa ou um acessório”, explicou.

A arte – O macramê é uma arte antiga e atualmente é tendência nas feiras de economia criativa, oferecendo a muitos artesãos a oportunidade de expor seus produtos. Conhecido como a técnica dos nós, permite a criação de acessórios, utensílios domésticos, colares, porta-vasos, bolsas e roupas.

Além do macramê, a artesã Géssica Cândido, que atua na Feira Itinerante de Tambaú, trabalha com diversos tipos de artes, como bonecas negras, crochê, renda irlandesa e costura criativa. Ela foi responsável pela coleção das Sereias da Penha, lançada em dezembro do ano passado, utilizando a técnica do macramê com escamas de peixe.

Localização – O Hotel Globo, onde será ministrada a oficina, fica no Largo da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, no Centro Histórico de João Pessoa.