O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, recebeu nesta terça-feira (31), a visita do vice-governador Lucas Ribeiro, para uma visita institucional. Durante o encontro, que também contou com a presença do prefeito de Santa Luzia e diretor da Famup, José Alexandre (Zezé), foram discutidas possibilidades de parcerias entre os municípios e o Governo do Estado com o objetivo de desenvolvimento e fortalecimento do municipalismo paraibano.

Entre as pautas debatidas estiveram: a importância da manutenção e fortalecimento da Funasa, órgão do Governo Federal, que está prestes a ser instinto; o desenvolvimento de parceria na área da tecnologia como forma de beneficiar os municípios nos processos internos administrativos; além da questão das execuções e formulações dos planos de saneamento básico e uma possível parceria com a Cagepa no que se refere a parte de infraestrutura.

Durante o encontro, o vice-governador também fez contato com a presidente da Funasa na Paraíba, Virgínia Ribeiro, que está em Brasília, trabalhando pela não extinção do órgão. Em conversa com o presidente George Coelho, Virgínia revelou que está conversando com diversos deputados federais debatendo o tema e mostrando a importância que a Funasa tem para os municípios do Nordeste e Norte do país, principalmente os menores. Segundo ela, na Paraíba são mais de 200 convênios em execução, com investimentos de mais de R$ 300 milhões.

Para George Coelho, a visita do vice-governador Lucas Ribeiro mostra que o Governo do Estado se manterá como um parceiro na luta pelo fortalecimento do municipalismo. “Essa foi uma visita importante para nós e para todo o municipalismo. O vice-governador veio prestigiar os municípios e estamos honrados por isso. Essa é a primeira vez que um vice-governador vem a esta casa conversar e se colocar a disposição para trabalhar pelo municipalismo”, afirmou, reforçando que Lucas é importante no processo de fortalecimento dos municípios pois já foi vice-prefeito de Campina Grande e conhece a realidade municipalista.

O vice-governador agradeceu a receptividade e disse que está a disposição para trabalhar e garantir as parcerias necessárias entre o Governo do Estado e os municípios. “Essa foi uma visita de cortesia, também em nome do governador João Azevêdo, para reafirmar que o municipalismo está presente no governo. Aproveitamos para conversar sobre alguns pleitos dos municípios que eu tenho acompanhado e tenho certeza que muitos frutos positivos sairão dessa visita”, garantiu.