A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor alerta que os consumidores que estão inscritos no ‘Procon-JP Negocia’ devem agendar a entrega da documentação referente aos débitos através do whatsapp (83) 98665-0179, no horário das 8h às 17h. A segunda etapa do programa segue para os que se encaixam no perfil de superendividado, com a entrega ocorrendo apenas às quartas-feiras, das 8h às 16h, na sede da Avenida Pedro I, 473, Tambiá.

A primeira etapa do atendimento virtual aos superendividados iniciou em julho deste ano através do whatsapp (83) 98665-0179 (Procon na sua mão), que também continua a atender ao consumidor em suas várias demandas. O consumidor considerado superendividado passa automaticamente para a segunda etapa do programa, que é justamente a da entrega da documentação pessoal e referente ao débito.

O secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, esclarece que a entrega desses documentos habilita o superendividado para a terceira e última fase do programa, que é a mesa de negociação com o credor sob a intermediação da Secretaria. “Por isso, é importante o consumidor que está na segunda etapa entregar os dados referentes aos débitos para que possamos analisar e procurar o melhor acordo possível e que não comprometa o sustento básico da sua família”, afirmou.

Rougger Guerra alerta ainda que o Procon-JP só receberá a documentação do superendividado que tenha realizado o agendamento através do whatsapp. “A entrega é feita sempre às quartas-feiras, das 8h às 16h, na sede da Secretaria. A documentação será analisada pela consultoria jurídica e pelo perito em cálculos atuariais da Secretaria e, após esse processo, o consumidor será agendado para a mesa de diálogo com os credores, com a intermediação do Procon-JP”, disse.

Perfil do superendividado – O consumidor considerado superendividado é aquele que está sem condições de quitar o débito sem comprometer o seu próprio sustento ou de sua família. São aquelas pessoas que fazem gastos impulsivos ou mesmo imprevidentes, mas que não agiram de má fé, ou ainda são vítimas circunstanciais de fatores externos como desemprego inesperado, divórcio, doença ou morte na família, redução salarial, etc.

Atendimentos do ‘Procon-JP Negocia’

Whatsapp (83) 98665-0179 (das 8h às 17h)

Agendamento para entrega dos documentos:

Whatsapp (83) 98665-0179 (das 8h às 17h)

Entrega de documentos:

Às quartas-feiras (das 8h às 16h) na Avenida Pedro I, 473, Tambiá