O Instituto Cândida Vargas (ICV) foi selecionado para a implantação do projeto Paciente Seguro, que visa contribuir, em médio prazo, para a consolidação de práticas de segurança do paciente e na diminuição de incidentes. As ações do projeto tiveram início neste mês de setembro e contam com uma série de palestras. Nesta terça-feira (27), a partir das 10h30, tem a palestra ‘Modelo de Melhoria e Projeto de Melhoria’, além de uma oficina de higienização das mãos, que acontece no período da tarde.

Esse trabalho contará com a consultoria do Hospital Moinhos de Vento, que irá compartilhar sua experiência para a implantação efetiva de protocolos sobre segurança do paciente. “Estamos recebendo ferramentas de apoio, metodologias de compartilhamento de experiências entre os participantes, capacitações de profissionais da saúde e estratégias de monitoramento sobre os riscos que o paciente corre no âmbito hospitalar. A equipe realiza visitas presenciais, associadas ao monitoramento remoto de intervalo quinzenal”, explicou a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do ICV, Daisy Albuquerque.

Os setores envolvidos nesse projeto são: alojamento conjunto, unidade de cuidados intensivos neonatais, unidade semi-intensiva, pré-parto, centro cirúrgico, farmácia e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

Benefícios – O projeto Paciente Seguro traz, entre outros benefícios, a diminuição de danos evitáveis aos pacientes, como lesões por pressão e quedas, por exemplo; economia causada pela diminuição destas ocorrências; melhoria dos indicadores assistenciais de processo e de resultado; e melhoria das práticas de segurança do pacientes.

A diminuição destes incidentes deve acarretar redução de custos relacionados à internação e tratamento das consequências oriundas destes eventos, além de tornar a maternidade mais segura para profissionais, pacientes e acompanhantes.

Programação de palestras:

Terça- feira (27)

10h30 – Modelo de melhoria e Projeto de Melhoria

15h30 – Oficina de Higiene de Mãos

Quarta-feira (28)

10h30 – Oficina de prevenção de lesão por pressão Neonatal

Quinta-feira (29)

10h30 – Oficina de prevenção de quedas em unidades piloto mãe-bebê