Um dos mais conhecidos cartões postais de João Pessoa completa 21 anos neste sábado (28).  Para celebrar a data, uma série de atividades serão realizadas ao longo de todo o dia, começando logo às 6h30, com a passarinhada (observação de aves), em parceria com a @taxonbirding e apoio do @vempassarinharpb.

A programação prossegue às 08h30 e 10h, com a trilha teatral para crianças de 5 a 10 anos; às 9h e 10h, haverá mini-oficina de plantas medicinais, em parceria com o projeto “Olhares para a Alfabetização Científica”, da UFPB e @ciencianaescolaufpb; e às 13h30, drive thru de distribuição de mudas ornamentais e ervas aromáticas.

O Jardim Botânico Benjamin Maranhão é sempre lembrado como uma das melhores opções de recreação da cidade, além de ser lar de uma ampla diversidade de espécies de plantas e animais. Nesses 21 anos de atividade, o local se tornou uma importante ferramenta na área de pesquisa e conservação de plantas, o que, segundo Suênia Oliveira, diretora do Jardim, é traduzido para a sociedade através dos programas de visitação.

“Ter uma área como a Mata do Buraquinho e um Jardim Botânico instalado dentro dessa área é extremamente importante, não só para a manutenção e conservação da biodiversidade de fauna e flora local da mata, mas para manutenção da qualidade de vida das pessoas. Estar próximo a espaços naturais proporciona uma melhoria não só no clima e temperatura, mas também na saúde física e mental”, comentou.

Criado pelo Decreto Estadual nº 21.264/2000, o Jardim Botânico abriga mais de 570 espécies de plantas, como ipês, cajazeiras e embaúbas, e também uma grande diversidade de espécies de animais, como tamanduá-mirim, jacarés, cobras e pássaros nativos da Mata Atlântica, distribuídos em seus 443 hectares de área preservada.

Durante a pandemia de Covid-19, o Jardim esteve fechado para visitação de março a setembro de 2020. Mas mesmo nesse período, o trabalho de pesquisa e conservação não deixou de ser realizado no local. “O fechamento para público externo no ano passado nos afetou bastante, porque nosso programa de visitação, principalmente as trilhas, é a ferramenta que a gente tem para aproximar as pessoas dos espaços naturais, mas nós tivemos que nos adaptar. Hoje trabalhamos com capacidade de visitantes por turno limitada e orientações quanto ao distanciamento e ao uso de máscara”, explicou.

A retomada das atividades tem sido gradual e adaptada a uma menor quantidade de pessoas. Além disso, os percursos das trilhas foram alterados para garantir maior distanciamento entre os frequentadores. Com suas belezas naturais e rica fonte de pesquisa, a importância do Jardim Botânico só cresce.

“A gente está sempre encontrando algo novo, novos registros, novas espécies, e creio que a gente nunca vai parar de registrar. É algo que nos alegra muito”, finalizou Suênia Oliveira.