Desde o início de 2022, com a redução de casos da pandemia do coronavírus, foram retomados os Jogos das Reeducandas no presídio feminino Júlia Maranhão, com a oferta de atividades esportivas, recreativas, culturais e de lazer para 120 pessoas privadas de liberdade; e os Jogos Escolares e Paraescolares, que envolvem 25 mil alunos entre 12 e 17 anos e chega à etapa estadual a partir do dia 9 de junho.

Ainda serão realizados a Copa Paraíba Raimundo Braga (Sub-15), entre os dias 15 de junho e 20 de setembro; os Jogos Indígenas, de 3 a 7 de agosto; os Jogos Paralímpicos da Paraíba, de 14 a 17 de setembro; os Jogos dos Ciganos, entre 16 e 18 de setembro; os Jogos dos Servidores, de 10 a 28 de outubro; os Jogos Mirins, de 2 a 12 de outubro; os Jogos Socioeducativos, de 16 a 24 de novembro; e a Premiação dos Melhores do Ano, no dia 13 de dezembro.

Para os jovens da Paraíba, foram destacados o Plano Decenal da Juventude Paraibana, construído a partir das demandas e anseios do segmento; o Qualifica Juventudes, voltado para a qualificação profissional em 70 municípios do estado; o Agosto das Juventudes; a Aliança Juventude Innova, voltada para os municípios do Seridó e Curimataú, com a implantação de ecotecnologias inovadoras; e a Rede Co.Liga, que consiste na qualificação em economia criativa para jovens em parceria com a Fundação Roberto Marinho e a OEI.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou o esforço do governo para assegurar investimentos no esporte, na descoberta de novos atletas e ampliar as políticas públicas inclusivas.  “É importante ter um foco na juventude, na educação e no esporte, com o lançamento de um calendário de várias ações voltadas para este setor, dando todo o suporte para os nossos atletas e paratletas, o que demonstra nossa responsabilidade e cuidado com as pessoas, a partir de diversos investimentos, construindo um estado melhor para o seu povo por meio do compartilhamento das riquezas geradas, permitindo, dessa forma, a transformação de vidas”, frisou.

O secretário de Esporte e Lazer, Zezinho do Botafogo, destacou o fortalecimento do esporte paraibano com a retomada de atividades e o lançamento de novas ações. “Nós tivemos a oportunidade de apresentar o que já aconteceu, o que está acontecendo e o que preparamos até o final do ano para esta temporada. Foi muito gratificante contar com a presença de representantes de federações, dirigentes desportistas e queremos revelar muitos talentos através das mais diversas competições, a exemplo do vôlei, futsal, futebol”, comentou.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, parabenizou a responsabilidade e o compromisso da gestão estadual com a juventude paraibana por meio do incentivo à prática esportiva. “Hoje vimos uma série de iniciativas do Governo do Estado em favor do esporte e temos certeza que vamos entregar à Rede Estadual alunos muito mais preparados na prática esportiva. Somando nossos esforços, vamos, com certeza, criar grandes atletas que vão representar João Pessoa e a Paraíba no mundo”, destacou.

O medalhista paralímpico, Petrúcio Ferreira, acompanhou a solenidade e elogiou a iniciativa da gestão estadual, por meio da Sejel. “Essas são ações que incluem a juventude, o que é muito importante para o nosso futuro e agradecemos por todas as oportunidades que o Governo do Estado está nos dando”, declarou.

O evento também foi marcado pela entrega de medalhas de honra ao mérito aos atletas que representaram o estado em competições de futsal masculino, vôlei feminino e ao paratleta Luiz Antônio Bezerra, campeão mundial nas provas de arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de dardo na França. O governador João Azevêdo também foi presenteado com uma camisa da Associação Atlética das Pessoas com Deficiência da Paraíba (AAPC-PB) em reconhecimento ao trabalho voltado para o esporte e paradesporto.

O deputado estadual João Gonçalves, a presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michelle Ramalho, e auxiliares da gestão estadual prestigiaram a solenidade.