Uma live realizada nesta quinta-feira (18.11) oficializou o lançamento do curso online de Turismo Gastronômico para Gestores de Turismo, organizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB). A qualificação, que também conta com o apoio da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), de Portugal, vai capacitar profissionais públicos e privados para a definição de estratégias de estruturação, desenvolvimento e promoção de destinos a partir da culinária nacional.

Em formato de Ensino a Distância (EaD), o curso, realizado por meio do ambiente virtual de aprendizagem do IFB, é voltado a gestores públicos que atuam nas esferas municipal, estadual e federal; profissionais; executivos de empresas de turismo, gastronomia e hotelaria; empreendedores; além de consultores e prestadores de serviços que buscam se posicionar no setor turístico. O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, observa que a capacitação busca reforçar o aproveitamento do potencial da gastronomia brasileira.

“Estamos falando de um dos atrativos mais bem avaliados pelos visitantes dos destinos nacionais, tanto brasileiros quanto estrangeiros, que é a nossa rica gastronomia. Proporcionar qualificação nessa área significa ampliar os horizontes dos profissionais que atuam no ramo e potencializar ainda mais a nossa capacidade de encantar os turistas que nos visitam, incrementando o poder do turismo de – aliado à vasta gastronomia nacional – gerar emprego e desenvolvimento”, comenta o ministro.

As inscrições para uma das 300 vagas disponíveis no curso seguem até esta sexta-feira (19.11). São 150 oportunidades destinadas à ampla concorrência (Inscreva-se AQUI) e outras 150 reservadas a candidatos indicados pelo Ministério do Turismo, o IFB e a UTAD (Inscreva-se AQUI). Presente à transmissão desta quinta-feira, o secretário nacional substituto de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Oliveira, ressaltou a força da gastronomia nacional e estimulou avanços na formulação de ações voltadas ao segmento.

“Como diz o ministro Gilson Machado Neto, falar de gastronomia e de turismo no Brasil, com todas as suas potencialidades, é ‘lapada’. O Brasil é o segundo maior produtor de alimentos do mundo, é difícil competir em gastronomia quando a gente fala de Brasil. Queria contar com o apoio de todos para que, nesse curso, possamos identificar prioridades e definirmos diretrizes e estratégias para desenvolver mais ainda esse segmento”, exortou Oliveira.

AULA MAGNA – Para concorrer a uma das vagas, o interessado deve ter mais de 16 anos de idade e possuir equipamento com acesso à internet, a fim de acompanhar as aulas. A chefe de Informações de Mercado e Competitividade da Organização Mundial do Turismo (OMT) também participou da live e ministrou a aula magna do curso, com o tema “Turismo Gastronômico: promovendo a cultura e o desenvolvimento sustentável nos destinos”. Sandra Carvão elogiou o MTur pela organização da iniciativa.

“Queria dar os parabéns ao Ministério do Turismo por liderar essa iniciativa, mostrando essa capacidade de transformar a gastronomia em fator de desenvolvimento dos destinos. Não há muitas iniciativas deste tipo no mundo, e penso que são essenciais. Isso é um exemplo de colaboração, desenvolvimento – social e sustentável – e educação. O turismo gastronômico pode realmente ser uma dessas ferramentas”, ponderou Sandra.

Estruturado em cinco unidades de oito horas cada, totalizando 40 horas, o curso reúne professores e especialistas com notório conhecimento nas suas áreas de atuação e pesquisa. Durante a transmissão, a reitora do IFB, Luciana Massukado, ressaltou a excelência dos docentes envolvidos.

“Esse curso foi elaborado por várias mãos e mentes de muitos especialistas. Então, os gestores que irão participar deste curso realmente vão experimentar conteúdos super atuais e com estratégias para potencializar o turismo gastronômico nas diversas regiões do Brasil. Espero que os que vão ingressar no curso aproveitem muito e multipliquem conhecimento, para que, juntos, a gente potencialize o turismo gastronômico no Brasil”, conclamou.

PARCERIAS – A live incluiu, ainda, a presença do vice-reitor da UTAD, Gonçalo Fernandes, que previu novas parcerias entre as instituições envolvidas no curso. “Esta parceria vai nos abrir, com certeza, portas para outras parcerias no futuro, e isso é de se saudar. O futuro e a qualidade de vida passam pela gastronomia e pelo turismo. De fato, é um curso muito interessante, que vai colocar em parceria três instituições e aproveitar o melhor dessas instituições”, afirmou.

As aulas do Curso de Turismo Gastronômico para Gestores de Turismo serão realizadas entre 14 de dezembro deste ano e 14 de fevereiro de 2022. A capacitação é uma das ações previstas no Projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico, uma ação conjunta entre o Ministério do Turismo e o Instituto Federal de Brasília que busca impulsionar o segmento no país.

Clique AQUI para assistir ou rever a live.