A mobilização em torno do Projeto de Lei nº 1.075/2020 ganhou força na Paraíba e já conta com a adesão da maioria dos parlamentares que compõem a bancada paraibana na Câmara dos Deputados. A expectativa é que o PL seja votado na sessão virtual desta terça-feira (26).Nas últimas semanas o projeto recebeu o apoio dos deputados federais Frei Anastácio (PT), Ruy Carneiro (PSDB), Efraim Filho (DEM), Edna Henrique (PSDB), Dr. Damião Feliciano (PDT), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Gervásio Maia (PSB).

O PL 1.075/2020 foi apresentado pela deputada federal Benedita da Silva (PT/RJ) e recebeu o apensamento de outros três projetos de lei. Ao todo, cerca de 40 deputados federais assinam a propositura. Com o novo substitutivo apresentado pela deputada Jandira Fehgali (PCdoB/RJ), o impacto financeiro na Paraíba é estimado em aproximadamente R$ 43 milhões. De acordo com a redação do PL, os recursos serão destinados ao auxílio financeiro para trabalhadores da cultura, subsídio de empreendimentos culturais e editais destinados a projetos de arte e cultura.

Para o cineasta e produtor cultural Laércio Filho, da cidade de Aparecida, a pandemia e o processo de isolamento social tem mostrando a importância da arte na vida da população. “Quem está em isolamento social com certeza está se entretendo com filmes, séries, livros e lives de bandas e cantores. Isso mostra o quanto a arte é importante para a sociedade”.
O cineasta avalia que, apesar de estar diariamente nos lares das famílias paraibanas, o setor artístico foi o primeiro a parar e será o último a voltar a funcionar. “Esses artistas que nos brindam diariamente com suas produções estão no momento sem qualquer possibilidade de renda, por isso estamos reunindo a classe artística paraibana para mobilizar os deputados federais a votarem favoravelmente ao PL 1.075”, explicou.

Na última semana, artistas de diversas cidades da Paraíba lançaram na internet um vídeo que busca sensibilizar o representantes paraibanos no Congresso Nacional sobre a importância da aprovação do Projeto de Lei. O vídeo pode ser assistido aqui.