O Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM) na Paraíba se reuniu nesta segunda-feira (16) para discutir políticas públicas e ações que devem ser apresentadas pelas prefeitas em Brasília, durante a Marcha em Defesa dos Municípios em março. Entre os assuntos debatidos, as gestoras definiram por apresentar o ‘Selo Social Prefeitura Parceira das Mulheres’, projeto criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana (Semdh) e da Secretaria de Articulação Municipal (Sedam), teve o apoio da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).

Para a presidente do MMM na Paraíba, a prefeita de Monteiro Anna Lorena, o encontro foi importante para que novas gestoras conhecessem o projeto e também discutissem ações voltadas a defesa das mulheres. “Foi um momento importante para nos reencontrarmos e também conhecer novas gestoras que foram eleitas em 2020, além de discutirmos esse importante projeto que é o ‘Selo Social Prefeitura Parceira das Mulheres’. Foi muito bom reencontrar as prefeitas depois da pandemia da covid-19”, destacou.

A secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, apresentou o Selo e destacou a importância do projeto. Segundo ela, o Selo Social pretende estimular políticas públicas destinadas à promoção dos direitos das mulheres e equidade de gênero desenvolvidas pelas prefeituras da Paraíba, considerando as potencialidades de cada município. Para isto, as prefeituras devem desenvolver práticas inovadoras e comprometidas com as mulheres em toda sua diversidade, considerando o recorte étnico racial, idade, orientação sexual e identidade de gênero, deficiência e localidade.

Para o presidente da Famup, George Coelho, o tema escolhido para ser levado para Brasília é importante e tem tudo para ganhar destaque nacional. “As prefeitas paraibanas irão apresentar um projeto importante e que tem mudado a realidade das administrações municipais na Paraíba. Tenho certeza que será um destaque em todo Brasil depois de ser apresentado na Marcha em Defesa dos Municípios”, afirmou.

Além da presidente do MMM, Anna Lorena, participaram da reunião as prefeitas Joana Sabino, de Olho D’Água; Joice Renally, de Duas Estradas; Aline Povão, de Cruz do Espírito Santo; Maria da Luz, de Riachão; Gilene Cândido, de Borborema; Maria Rodrigues, de Alagoinha; Michele Ribeiro, de Pedro Régis; Cláudia Macário, de Quixaba e Denise Bayma, de Bom Jesus. Também estava presente a secretária executiva de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Cris Almeida.