Inscrições podem ser feita até dezembro deste ano. Os cursos são gratuitos. Crédito: divulgação Capes

OMinistério do Turismo, em parceria com a Universidade Vale do Rio Doce (Univale), de Minas Gerais, acaba de abrir inscrições para cinco cursos gratuitos para estudantes e profissionais que atuam no setor de turismo, e demais interessados. No formato de Ensino à Distância (EaD) as qualificações são voltadas para as áreas de biossegurança, libras, práticas corporais de aventura, gestão do esporte e lazer e história e patrimônio cultural.

As inscrições podem ser feitas AQUI até o dia 18/12.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a qualificação é um passo fundamental para a retomada das atividades turísticas. “O nosso objetivo é desenvolver habilidades que possam ser diferenciais na atuação destes profissionais e contribuir para a prestação de um serviço mais qualificado ao turista no retorno das nossas atividades turísticas. Sabemos que o Brasil ocupará um lugar de destaque no cenário pós-pandemia com seu enorme potencial para o turismo, sobretudo o de natureza”, destaca Machado Neto.

Os cursos terão início no dia 8 de novembro. Com carga horária entre 30h e 45h, poderão ser concluídos até 18 de fevereiro do próximo ano. Após a inscrição, os dados de acesso ao curso e as orientações para participação, serão enviados por e-mail.

Saiba mais sobre os cursos:

  • Biossegurança: aspectos básicos e essenciais

Aborda conhecimentos básicos e essenciais relacionados à biossegurança necessários ao desempenho das atividades relacionadas ao turismo no cenário atual. Entre as abordagens estão práticas de biossegurança ligadas aos primeiros socorros, alimentação, esportes e meio ambiente.

Carga horária: 45h

  • Libras: aspectos básicos e essenciais

Proporciona conhecimentos sobre relacionados à Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) necessários ao desempenho das atividades turísticas. Durante o curso, o aluno verá desde a história da educação dos surdos até a prática de Libras.

Carga horária: 30h

  • Práticas corporais de aventura

Com foco em conhecimentos relacionados às práticas corporais de aventura, deve abordar temas como a conscientização ecológica e legislação ambiental no segmento, segurança, riscos, equipamentos e gerenciamento de atividades. E, ainda, o esporte na natureza e relações com o ambientalismo.

Carga horária: 30h

  • Gestão do esporte e lazer

Objetiva desenvolver competências relacionadas à gestão e planejamento estratégico no esporte e no lazer. Deve abordar ainda temas como comunicação, mídia e gestão de redes no esporte e no lazer.

Carga horária: 30h

  • História e patrimônio cultural

Aborda conhecimentos específicos e básicos relacionados à história e patrimônio cultural no setor de turismo. O conteúdo programático prevê a discussão de temas como preservação do patrimônio histórico e cultural, história, museus e o turismo como patrimônio cultural.

Carga horária: 30h