O Hospital Santa Filomena, na cidade de Monteiro, deu início na manhã deste sábado (27) a mais um mutirão de cirurgias de catarata do programa Opera Paraíba. Até a próxima terça-feira (30), vão ser realizados 210 procedimentos, sendo mais de 50 intervenções por dia.

Além da população do município, a ação também contempla pessoas de mais 16 cidades da 5ª Gerência Regional de Saúde.

O aposentado Paulo Roberto de Freitas, de 74 anos, da cidade de Prata, foi um dos beneficiados. Ele fez cirurgia no olho esquerdo e saiu satisfeito. “Eu estou muito feliz de ter feito a cirurgia, porque eu estava enxergando tudo embaçado. Aqui o atendimento é muito bom, coisa de primeiro mundo,” relatou.

Outra beneficiada foi a aposentada Tereza Bezerra, de 74 anos, que deixou a sala de cirurgia comemorando e fez questão de elogiar o atendimento recebido pela equipe. “Gostei demais do tratamento que recebi, nota dez, da recepção aos médicos. Essa foi a cirurgia do primeiro olho. Agora vou enxergar a vida com outros olhos”, disse.

Segundo a diretora geral do hospital, Adriana Rodrigues, para as intervenções, a unidade de saúde conta com três salas de cirurgias, onde estão trabalhando 15 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“Essa parceria do Governo do Estado com a Secretaria Municipal de Saúde é de fundamental importância, porque beneficia toda a população. E nós sabemos o quanto é valiosa essa cirurgia para cada um dos pacientes. Ver a satisfação deles é nossa satisfação também,” pontuou a gestora.

Ainda esta semana a cidade de Coremas, no sertão do estado, também foi contemplada com a realização de cirurgias oftalmológicas. No mês de dezembro, entre os dias 06 e 08, e de 15 a 17, estão previstos mais dois mutirões de cirurgias de catarata no Hospital de Clínicas, em Campina Grande.

Desde a retomada do programa no último mês de agosto, mais de 4 mil cirurgias de catarata foram realizadas no estado pelo Opera Paraíba.