A Ouvidoria Geral da Prefeitura de João Pessoa realizou 605 atendimentos no mês de janeiro deste ano por meio dos seus canais de comunicação com o cidadão. Esse quantitativo representa um aumento de 50,87% em relação ao mesmo período do ano passado, em que foram registrados 401 atendimentos.

O cidadão conta com os atendimentos via telefone, WhatsApp, página do Google, presencial e e-mail.  Desses atendimentos, 354 foram resolvidos de forma imediata e o registro de 251 manifestações de Ouvidoria no FalaBr e OuvidorSus (239 no FalaBR e 12 Ouvidor SUS).

De acordo com a coordenadora de atendimento da Secretaria da Transparência Pública (Setramp), Priscilla Alcântara, o serviço de Ouvidoria do município tem como missão atender reclamações, prestar informações e aproximar a população à gestão municipal. “Vimos este crescimento como uma popularização da Ouvidoria e a efetivação entre os cidadãos como uma ferramenta de participação e transparência, sendo um canal efetivo de aproximação entre a gestão municipal e os pessoenses”, destacou.

Ela completou ainda ressaltando que a Ouvidoria tem como objetivo obter, em benefício dos cidadãos, melhorias na qualidade do serviço prestado, maior agilidade na resolução dos problemas, transparência e acesso a informação e diminuição da burocracia.

Canais de atendimento – Os usuários dispõem do número 162, e-mail (ouvidoria@joaopessoa.pb.gov.br) e WhatsApp (98841-9383) para o encaminhamento de denúncias, sugestões e também elogios ao trabalho desenvolvido pela gestão municipal. A Ouvidoria Geral fica localizada no Paço Municipal, Praça Pedro Américo, 70. Link para atendimento no WhatsApp: https://midi.as/WhatsappOuvidoriaJP.

Podem ser feitos à Ouvidoria os seguintes tipos de manifestação:

Reclamação: demonstração de insatisfação relativa a serviço público;

Elogio: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;

Sugestão: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública Municipal;

Denúncia: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.