AParaíba registrou, nesta quinta-feira (22), o terceiro transplante de coração do ano no estado. A doação do órgão veio de uma mulher de 28 anos, vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico, em decorrência de eclampsia. A receptora é uma mulher paraibana de 44 anos, que já aguardava na fila há dois anos e quatro meses.

Além do coração, também foram doados o fígado, os dois rins e as córneas. O fígado foi para um paraibano de 63 anos, o rim esquerdo, para outro homem da Paraíba, de 46 anos, e o rim direito para um receptor de Brasília. As córneas foram levadas para o Banco de Olhos, para serem analisadas e transplantadas em seguida. Essa foi a quinta doação na Paraíba em menos de um mês.

Em 2022, a Paraíba soma a realização de 300 transplantes, superando o total de 2021, que teve 295. Já foram 245 cirurgias de córneas, três de coração, 29 de rins, 20 de fígado e três de medula óssea. Na fila de espera por uma doação existem atualmente 441 paraibanos. São 250 esperando uma córnea, dois à espera de um coração, 13 aguardando um fígado e 176 esperam por um rim.

“Em menos de mês, nós conseguimos realizar cinco doações. É um número importante, expressivo, que mostra a responsabilidade, comprometimento e trabalho contínuo da Central de Transplantes”, pontua a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central de Transplantes, Rafaela Dias.