Na tarde desta quinta-feira (9), dentro da programação do ‘Setembro Amarelo’, a Policlínica das Praias, localizada no bairro de Tambaú, promoveu uma palestra interativa para seus usuários sobre prevenção ao suicídio. O encontro foi realizado em uma área ao ar livre, seguindo todos os protocolos de saúde pública, com regras de distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.

A palestra foi ministrada pela psicóloga e especialista em TCC, Renata Cabral. Durante a palestra, a profissional interagiu com os usuários, fazendo com que a valorização da vida ficasse entre um dos principais temas discutidos e debatidos. “Promovemos um grande debate com os usuários do serviço, falando sobre o suicídio, seus motivos e os sentimentos das pessoas com relação ao tema. A questão voltada a alguma doença mental também é um dos fatores que podem levar ao suicídio, por isso, destacamos o apoio familiar como fator chave para preveni-lo. É importante ressaltar que cerca de 90% dos casos propensos ao suicídio são reversíveis”, destacou.

A diretora da Policlínica das Praias, Marilene Malaquias, pontuou que a abordagem do tema, somada à interação com os usuários, foi de grande importância. “Essa participação efetiva dos usuários foi o ponto alto da palestra e a doutora Renata Cabral foi muito feliz em abrir o tema para discussão e compartilhar as experiências do dia-a-dia, fazendo com que todos ficassem à vontade em debater o tema”, afirmou.

Setembro Amarelo – O mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio, tendo o dia 10 considerado como o ‘Dia Mundial de Combate ao Suicídio’. A campanha teve início no Brasil no ano de 2015, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o tema, bem como prevenir e evitar o seu acontecimento.

  • Texto: George Medeiros