A Prefeitura de João Pessoa deu mais um importante passo nas negociações com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para financiamento do projeto que vai modernizar o transporte e a mobilidade da cidade. Na manhã desta quinta-feira (22), representantes dos dois órgãos estiveram reunidos para definir os últimos ajustes para a requalificação de quatro grandes corredores viários: Epitácio Pessoa, Cruz das Armas, Pedro II e 2 de Fevereiro.

“Nós fazemos uma gestão pensando no futuro. Esse é um dos maiores projetos de mobilidade urbana já visto em João Pessoa. Em parceria com o Governo do Estado, vamos fazer quatro grandes corredores viários na cidade, todos com integração. Com isso, vamos interligar a Grande João Pessoa para quem chega pela estação ferroviária, no Centro, para bairros importantes, como Bessa, Valentina, Oitizeiro e Mangabeira”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.

Além da Prefeitura de João Pessoa e da Agência Francesa de Desenvolvimento, o convênio envolve o Governo do Estado e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid). Ainda segundo o prefeito, o primeiro corredor viário a ser requalificado será em Cruz das Armas, onde ligará ao Centro ao viaduto de Oitizeiro. “O detalhe é que nós já desapropriamos o terreno às margens da BR-230 onde a integração será feita. E a grande notícia é que vamos colocar a Feira de Oitizeiro totalmente organizada também para aquela região”, frisou.

“Desde o início, o prefeito Cícero Lucena esteve reunido com os representantes das duas agências europeias e estamos sempre mantendo contato. O projeto foi aprovado e o financiamento para a prefeitura será na ordem de 60 milhões de euros. Agora, precisa apenas do aval do Governo Federal, através da aprovação da Comissão de Financiamentos Externos, para concretizarmos o convênio”, explicou Antônio Elizeu, que coordena o Programa João Pessoa Sustentável e atuou para que esse projeto pudesse ser aprovado e se tornasse possível.

O projeto – As intervenções começam em 2023 e são fruto de um convênio entre a Prefeitura de João Pessoa, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), Governo do Estado e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

As modificações estruturais no sistema de transporte público coletivo incluem a construção de cinco Terminais de Integração na cidade. São eles: o Metropolitano, o de Cruz das Armas, o da Pedro II, 2 de Fevereiro e Bessa. Esses terminais contarão com estacionamentos, bicicletários, serviços públicos, comércio, garagem, oficina, etc. A Prefeitura também vai instalar um sistema de transporte inteligente, o Bus Rapid Service. Em bom português: um serviço de ônibus rápido que liga a área central da cidade às regiões sul e sudeste, beneficiando mais de 724 mil pessoas, em especial a população de baixa renda de 53 bairros.

A cooperação internacional com a Aecid e a AFD inclui o Projeto de Reabilitação da região central de João Pessoa, área com elevada concentração de empregos, serviços, circulação de pedestres trânsito intenso e onde 20 vias serão completamente reestruturadas. Levantamento realizado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) indica que a população que habita ou trabalha na região central é predominantemente de baixa renda (até três salários-mínimos) e, frequentemente se desloca a pé, de bicicleta ou de ônibus. A ampliação da infraestrutura nessa região vai contemplá-las e incluir áreas de integração intermodal, serviço de bicicletas compartilhadas e de um transporte elétrico complementar sobre pneus com velocidade controlada e faixas exclusivas para o transporte público.

Para Expedito Leite Filho, superintendente da Semob-JP, “a requalificação do sistema de transporte de João Pessoa vai trazer bem-estar não apenas para quem mora, mas para quem vem visitar a cidade”. Lembrando que os benefícios dessa requalificação vão além da melhoria de mobilidade e acessibilidade e incluem a redução do nível de emissão de gases poluentes e do número de acidentes e a democratização do espaço público que se tornará mais inclusivo.

Rio Jaguaribe – A revitalização do Rio Jaguaribe também faz parte desse projeto. A Prefeitura de João Pessoa já trabalha nesse quesito em uma área de 2,5 km, por meio do Programa João Pessoa Sustentável, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Agora, junto com Aecid e AFD, os demais trechos serão tratados. Significa que os 15 km do rio Jaguaribe vão ser contemplados integralmente e a cidade terá um rio despoluído. “A requalificação do Jaguaribe agora não vai ser só da Pedro II a Tito Silva (BID), vai até a BR-230, passando pelo bairro São José. Vamos ter parques lineares, limpeza e despoluição do rio. Vai ser um novo marco para cidade”, destacou Elizeu.

Histórico – Na semana passada, representantes da AFD estiveram em João Pessoa, onde foram recebidos pelos secretários da Defesa Civil, do Meio Ambiente (Semam), do Planejamento (Seplan), pelo superintendente da Semob, por Antônio Elizeu e pelo vice-prefeito Leo Bezerra, que destacou a parceria e assegurou o compromisso da gestão em tornar João Pessoa uma cidade melhor. “Nosso objetivo é fazer deste o maior e melhor mandato de nossas vidas e, com isso, mudar a vida de muita gente”, garantiu Leo Bezerra.

José William, secretário de Planejamento, disse que “é preciso focar em projetos balizadores para cidade, corrigir coisas que foram relaxadas ao longo do tempo”. Em relação à revitalização do rio Jaguaribe, pontuou: “com projetos dessa ordem poderemos deixar a cidade melhor para que daqui a uns 20 anos, quando a cidade completar dois milhões de habitantes, a gente não tenha dificuldades”, complementou.

A visita da AFD teve o objetivo de alinhar os projetos e certificar que as ações estejam em harmonia com o Acordo de Paris, um compromisso mundial de suporte a países menos desenvolvidos e que prevê metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa. Foi também o coroamento de uma série de encontros que começou com a ida de Cícero Lucena à Espanha para captar investimentos e transformar João Pessoa em uma cidade melhor.