A Prefeitura de Cajazeiras, por meio da Secretaria de Educação, fez importante investimento em pacote de serviços do Google com uso ilimitado: o Google Workspace For Education, que busca promover o ensino e a aprendizagem em ambientes digitais de forma dinâmica, flexível e segura.

Esse investimento integra um conjunto de ações executadas pelo empenho do Prefeito José Aldemir, nesse momento de ensino remoto e, além disso, acena para outras possibilidades de aprendizagens colaborativas na escola.

Para a secretária de Educação, Socorro Delfino, essas ferramentas disponibilizadas pelo Google irão fortalecer e aprimorar ainda mais as práticas pedagógicas, criando importantes condições de comunicação, criação e análise de diferentes conteúdos pertinentes também à cultura digital.

Atualmente, as escolas públicas municipais, com formação e orientação da Secretaria de Educação, já utilizam alguns aplicativos do Google, a exemplo do Google Sala de Aula e Google Meet. Com a adesão ao Google Workspace For Education, as possibilidades serão ampliadas com condições de acesso aos recursos avançados e videoconferências com tempo ilimitado.

Como estratégia de formação para aplicação dessas ferramentas, a Secretaria de Educação ofertará capacitação para os profissionais de educação do seguinte modo: o primeiro encontro, no dia 22 de setembro, com o tema “Seja mais produtivo com o Workspace for Education”, destinado a agentes administrativos e gestores e o segundo encontro, no dia 28 de setembro, com o tema “Otimizando a sala de aula com o Google Classroom”, destinado a supervisores, coordenadores e professores.