Nesta quarta-feira (8), onde é celebrado o Dia Mundial da Fisioterapia, a Prefeitura de João Pessoa disponibiliza diversos serviços gratuitos à população. A fisioterapia trabalha com a prevenção, recuperação e o tratamento de problemas musculares e esqueléticos, além de doenças adquiridas ou genéticas. Esse serviço é oferecido dentro de um trabalho multidisciplinar na Secretaria Municipal de Saúde, no Centro de Referência Municipal de Inclusão à Pessoa com Deficiência (CRMIPD) e no Centro de Reabilitação e Cuidado da Pessoa com Deficiência, além de hospitais e policlínicas do município.

No Centro de Referência Municipal de Inclusão à Pessoa com Deficiência (CRMIPD), são registrados aproximadamente 400 atendimentos por mês para crianças e adolescentes com idade de até 18 anos, diante da necessidade apresentada, entre elas, a fisioterapia. São jovens com paralisia cerebral, síndrome de down, microcefalia, entre outras deficiências.

“Eles atendem bem ao tratamento que é multidisciplinar, que além da fisioterapia, abrange áreas como psicologia, psiquiatria, neuropediatria, fonoaudiologia, musicalização infantil, terapia ocupacional e educação física”, explica Andressa Cavalcante, coordenadora da Área Técnica da Pessoa com Deficiência. Os atendimentos acontecem individual ou coletivamente.

Já no Centro de Reabilitação e Cuidado da Pessoa com Deficiência, o atendimento abrange o público de todas as faixas etárias e pode ser feito de maneira individual ou coletiva com fisioterapia e assistência social. A assistência é extensiva à família do usuário, com acolhimento, escuta e orientações, de acordo com a necessidade de cada um.

A unidade conta, ainda, com um serviço de distribuição de insumos e medicamentos específicos para as pessoas com deficiência física ou intelectual atendidas pela rede municipal de saúde.

O Centro de Reabilitação também é referência para os serviços de órteses, próteses e ostomizados. Disponibiliza para a população cadeiras de rodas para adulto, crianças, obeso, cadeira higiênica, motorizada, além de carrinhos infantis e especiais para tetraplégicos. A população pode contar, ainda, com outros tipos de próteses, como mamárias, de membros superiores e inferiores; unidades de órteses ortopédicas e unidades auxiliares de locomoção como bengalas, muletas e andadores.

Serviço – Para ter acesso aos atendimentos no Centro de Reabilitação, o usuário deve se dirigir a sede da unidade, portando cópia dos documentos pessoais, cartão SUS, comprovante de residência e o laudo que comprove a deficiência do usuário para a abertura do cadastro. No caso do recebimento de insumos e medicamentos, é necessário apresentar, também, a receita médica.

O Centro de Reabilitação é localizado no prédio anexo à Policlínica Municipal de Jaguaribe. Rua Alberto de Brito, aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Contatos: 3214-3427 e 3214-1394.

Já o Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRMIPD) além do atendimento por demanda espontânea, também conta com a opção de atender usuários encaminhados pelas unidades de saúde da família. Para realizar o cadastro, o responsável pela criança deve estar de posse dos documentos pessoais do usuário, cartão SUS, comprovante de residência e laudo que comprove a deficiência.

O Centro de Referência é localizado na Avenida Otto Feio da Silveira, 161, Pedro Gondim. O usuário pode ir ao local de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone 3218-9807.

Atendimento durante a pandemia – Os dois centros atendem presencialmente seguindo os protocolos de saúde para garantir a segurança dos usuários e funcionários. As sessões são agendadas, para garantir a regra do distanciamento social.

Hospitais – Os hospitais da Rede Municipal de Saúde contam com equipes de fisioterapia para atender aos pacientes. Dentre os serviços, estão exercícios respiratórios com pressão positiva; prevenção e tratamento dos distúrbios osteomusculares; orientação postural e correção de vícios posturais; prevenção e diminuição do nível de stress; e melhoria das relações humanas na equipe de trabalho.

Policlínicas – De acordo com a Gerente de Atenção Especializada da Prefeitura de João Pessoa, os serviços de fisioterapia ambulatorial, dirigidos à população em geral são disponibilizados nas Policlínicas do Cristo, Mangabeira, Mandacaru e da Pessoa Idosa.