A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), divulgou, nesta quarta-feira (1), a lista dos habilitados no edital para escolha de 12 bailarinos para a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa após a regularização dos documentos. Ao todo, 27 candidatos estão aptos a concorrer. A lista está disponível no Portal da Transparência e na edição especial do Semanário Oficial.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, observou que, com esse resultado, a Prefeitura dá prosseguimento ao processo de formação da Companhia Municipal de Dança. “Esse é um projeto muito importante para a Prefeitura de João Pessoa. Inclusive, foi inspirado em uma experiência da própria administração Cícero Lucena, quando ele criou a parceria com o Ballet Bolshoi alguns anos atrás e que deu muitos resultados positivos para a cidade de João Pessoa e para os nossos jovens”, lembrou.

A Companhia de Dança, conforme acrescentou Marcus Alves, foi inspirada a partir dessas experiências. “Agora estamos dando, passo a passo, continuidade a esse processo e garantindo a nossa Companhia Municipal de Dança, que é fundamental na história da cidade de João Pessoa”, disse.

Cronograma – Seguindo o cronograma do edital, a próxima fase do processo seletivo para os candidatos habilitados acontece de 8 a 13 de setembro. Nesta etapa, acontece a pré-seleção de currículo e dos vídeos de ballet clássico e de dança contemporânea. A outra etapa será a audição presencial, ou seja, aula prática de ballet clássico e/ou dança contemporânea prevista para o dia 21 de setembro.

O edital teve 34 inscritos, dos quais 14 homens e 20 mulheres de 16 localidades de todo o país. Como forma de garantir a inclusão, o processo garante 30% das vagas para pretos e pretas. No final, os profissionais escolhidos vão contribuir com um trabalho construído com base na multiplicidade da dança que existe em João Pessoa, envolvendo desde o ballet clássico às danças de origem afro-brasileira.

Estímulo aos artistas – Com a criação da Companhia Municipal de Dança, o objetivo da Prefeitura de João Pessoa é estimular e tornar realidade o desejo dos artistas que buscam espaço na dança profissional na cidade. A ideia é descobrir e formar novos talentos para produzir grandes espetáculos com alunos das escolas públicas da Capital, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).