A semana foi marcada por formações docentes e atividades na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), realizou formações com professores, gestores escolares e profissionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Semana Intercultural no Centro de Línguas Estrangeiras (Celest), apresentações culturais por meio de uma parceria entre a Prefeitura da Capital e o Instituto Alpargatas.

“Esse é o nosso diferencial. Estamos buscando justamente o que os professores estão querendo, mais orientações. Nas formações dos anos finais fizemos separadas por componente curricular (História, Geografia, Ciências). Mesma coisa estamos fazendo nos anos iniciais do Fundamental I, onde podemos tanto colher informações das unidades escolares, ver o sentimento de cada servidor e fazer uma formação direcionada para cada ano ou série”, disse com orgulho a secretária de Educação da Capital, América Castro.

Durante toda a semana 930 professores(as) do 1º ao 5º ano passaram por formação no Centro Universitário Maurício de Nassau. Na ocasião foi entregue para todos os docentes o kit pedagógico dos professores(as). A formação foi realizada em parceria com a assessoria do programa ‘Educar Pra Valer’ e teve como tema norteador “Avaliação em larga escala”.

O Letrar+JP é o programa da Rede Municipal de João Pessoa que tem como foco a elevação da aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais, desenvolvendo ações de fortalecimento do trabalho pedagógico no âmbito da gestão escolar e dos professores, por exemplo, avaliações, formações e acompanhamento.

Educação Infantil – 900 profissionais da Educação Infantil participaram de mais uma etapa de formação, desta vez, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O tema foi ‘Avaliação do desenvolvimento infantil’, cujo objetivo foi refletir sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na Educação Infantil a partir da perspectiva histórico-crítica de Vygotsky; e dialogar sobre os sentidos e significados da avaliação na Educação Infantil, focando no porquê, para quê e como avaliar.

“Queremos aproximar cada vez mais o fazer pedagógico e seus arcabouços teóricos. Estes encontros formativos têm um papel fundamental, pois é nesse momento que o profissional potencializa conhecimentos, ressignifica suas ações, empoderando-se intelectualmente para refinar sua prática pedagógica”, disse a diretora do Departamento de Educação Infantil da Sedec, professora Drª Maria Sonaly Machado de Lima.

Ainda esta semana os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) participaram do 1º Festival de Arte na Primeira Infância (Fapi) e estão com as obras expostas até o dia 28 de outubro no hall do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.

Anos finais – 863 professores de Arte, Educação Física, Ensino Religioso, Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática passaram por formação no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio, no Miramar.

Esta formação será concluída no dia 11 de novembro e o resultado das contribuições dadas pelos professores serão sistematizadas pela equipe dos coordenadores de área por componente curricular para posteriormente ser divulgada aos professores.

Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) – No período de 19 a 21 de outubro, o Departamento de Gestão Escolar da Sedec ofereceu uma formação em serviço para gestores escolares, presidentes e tesoureiros das Unidades Executoras (UEx’s) dos recursos federais oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) diretamente para as escolas. A formação foi ministrada pelos próprios assessores financeiros do Departamento e contou com a participação de mais de 250 profissionais das escolas.

O objetivo principal da formação foi favorecer que as unidades possam fazer o melhor uso possível dos recursos recebidos de forma a favorecer cada vez mais as melhorias no processo de ensino/aprendizagem, com responsabilidade e planejamento. Na próxima semana a formação ocorrerá com os profissionais dos CMEI’s.

Arte, Cultura e reconhecimento – No auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, em Jaguaribe, estudantes de 28 escolas puderam assistir e apresentar números de dança, teatro e poesia das culturas indígena e africana. O evento foi a culminância do trabalho desenvolvido durante o ano entre uma parceria da Prefeitura de João Pessoa e o Instituto Alpargatas.

A semana também foi marcada pela premiação de três alunas da Rede Municipal de Ensino que participaram do ‘Prêmio MPT na Escola 2022 – Etapa Estadual’. A solenidade aconteceu no auditório do Ministério Público do Trabalho, no Centro da Capital.

Foram premiados os trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelas estudantes Esther Maria de Almeida Lima, Mayra dos Santos Silva e a aluna Natália Leandra dos Santos, nas categorias Conto, Desenho e Poesia.

Procon vai às Aulas – As aulas da segunda edição do programa ‘Procon-JP vai às Aulas’ tiveram início nesta semana. São 1.200 vagas para alunos do 9º ano da Rede Municipal de Ensino e também estudantes matriculados no Ciclo IV na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), o dobro da primeira edição.

Na última terça-feira (18), as aulas iniciaram com a participação dos alunos da EJA. Neste sábado, será a vez dos alunos do 9º ano assistirem aulas das 8h às 12h e das 13h às 17h.

“Essa é uma parceira muito bela onde, juntamente com o Procon, estamos trazendo os alunos da EJA e do 9º ano para participarem de cursos formativos dentro do horário das atividades escolares para que eles possam participar de todas as ações”, falou a secretária América Castro.