A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, acompanhada da primeira-dama do município de João Pessoa, Lauremília Lucena, visitou, na tarde desta quarta-feira (29), na Capital, artesãs ligadas ao Programa Paraibano de Artesanato (PAP). O objetivo é desenvolver parcerias entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de João Pessoa para divulgar e fortalecer ainda mais o artesanato.

Na ocasião, Ana Maria Lins, que também é presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano, ressaltou que o Governo do Estado soma esforços à Prefeitura de João Pessoa para melhorar ainda mais as condições do artesão. “Essas visitas são um grande passo dessa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa, pois juntamente com Lauremília Lucena viemos conhecer, sentir o que desejam os artesãos da Capital para que se desenvolvam ainda mais. A partir daí, vamos definir a melhor forma de colocar em prática essa parceria tão bem-vinda”, afirmou.

Lauremília Lucena, por sua vez, destacou a importância da ação, principalmente para a retomada. “Foi uma visita muito produtiva e que já começa a render frutos para que, tanto Prefeitura de João Pessoa e o Governo do Estado, possam dar as condições para que o artesão possa gerar renda. As expectativas são as melhores possíveis”, disse.

A primeira visita das primeiras-damas do Estado e do município foi ao ateliê da artesã Rosângela da Rocha, no bairro Cidade dos Colibris. Rosângela do patchwork, como é mais conhecida, se dedica há quase 20 anos à técnica. “A visita tanto de dona Ana quanto de dona Lauremília representa um incentivo para todos nós que trabalhamos com artesanato. As ações que já vêm sendo adotadas pelo Governo do Estado ficarão ainda mais significativas quando se somarem às do município de João Pessoa”, comentou a artesã.

Logo em seguida, Ana Maria Lins foi conhecer o trabalho em mosaico desenvolvido há sete anos pela dupla Cristiane Galdino e Tereza Cristina, no bairro José Américo. “Essa visita representa, além de uma valorização do nosso trabalho, uma oportunidade de mostrarmos também nossos anseios”, disse.

Por fim, as primeiras-damas do Estado e do município de João Pessoa conheceram o trabalho desenvolvido pela mestre em bonecas de pano Lindalva Andrade, no Colinas do Sul. Aos 81 anos, a “Princesinha Bonequeira” tem na filha, Luzia Néri, a continuação de sua arte, com a qual sustentou os 14 filhos.

“É uma alegria para mim receber essas visitas tão ilustres. Isso mostra a importância de minha arte”, afirmou dona Lindalva.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, disse que a parceria entre o Estado e o município de João Pessoa vai promover ainda mais o artesanato na capital paraibana. “É uma parceria muito importante, já que João Pessoa é a cidade criativa da Unesco no segmento artesanato e arte popular. São esforços que buscam transformar ainda mais esse segmento. O primeiro passo que estamos dando é justamente ouvir o artesão para que esta parceria seja implementada da melhor forma possível”, disse, destacando que serão realizadas outras visitas com esse objetivo.

Participaram ainda das visitas Marianne Góes, coordenadora de Economia Criativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa; e Eduardo Barroso, consultor do Sebrae Paraíba.