Oprograma Espaço Cultural desta quinta-feira (12) vai destacar duas entrevistas com a banda paraibana Pedecoco e com o cantor e compositor carioca Sylvio Fraga. Editado e apresentado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira, o Espaço Cultural vai ao ar das 22h à meia-noite, na Rádio Tabajara (105,5). É a segunda parte do programa iniciado semana passada.

O Espaço Cultural também tem transmissão pelo site da emissora. Antenado com as convergências de plataformas, o programa – que só toca música da Paraíba – pode ser ouvido pelo site https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/ e, no dia seguinte à apresentação, fica disponível no canal da Funesc no YouTube.

Fundada por amigos da faculdade, em João Pessoa no ano de 2007, Pedecoco é uma banda de reggae autoral, com influências do ragga, DUB, sound system e diversos elementos da música brasileira. E na quarta-feira, dia 18, vai lançar o clipe da canção ‘Baile underground’, nas plataformas de streaming.

O primeiro disco lançado em 2009, ‘Reggae Natural’, teve repercussão positiva. O EP ‘Paraíba Reggae’, lançado em 2011, trouxe uma qualidade sonora mais encorpada. E o terceiro trabalho, lançado em fevereiro de 2014, chamado ‘Manifesto do Pensar’, foi gravado em João Pessoa e mixado e masterizado na Califórnia (pelo Lion and Fox Recording Studios, estúdio responsável pela produção de grandes bandas do reggae mundial).

Em 2015, a banda lançou o ‘Pedecoco Dub Sessions’ com músicas de discos anteriores, mixadas em versão DUB por um grande nome da música nacional, Buguinha DUB. Em 2016, saiu o single Observar. Em 2017, houve processo de mudança com a saída do vocalista David Moreira, e a chegada do artista cearense, radicado na Paraíba, Thiago Almeida (Allmedinha) que participou anteriormente na composição e gravação da música “Nessa vida”, do álbum ‘Manifesto do pensar’.

Com a nova formação, a banda lançou de forma independente o single e clipe “Eu Quero Paz”, sendo lançada ainda uma versão dub, em 2021, desta mesma música, como preparação para o lançamento de mais três novas canções e videoclipes realizados a partir do incentivo da Lei Aldir Blanc. Ainda em 2021, a Pedecoco lançou “Criado no Sol”, single em parceria com Zeider Pires, vocalista do Planta & Raiz.

A banda também lançou clipe e música “Manga rosa”, composta por David Moreira, com lançamento em todas as plataformas de streaming e YouTube. Atualmente a banda conta com a seguinte formação: Thiago Almeida (vocalista), Marcos Vinícius (guitarrista), Alysson Jorge (guitarrista), Everton Gugui (baixista), Renato Oliveira (tecladista), Francisco Vasconcelos (baterista), Sandro Rodrigo (trombonista), Alysson Ramalho (trompete).

A Pedecoco já participou de diversos eventos e festivais, como a Estação Nordeste e Estação do Som, além do Festival Mundo, 25º Encontro da Nova Consciência, Campus Festival, Feira da Música em Fortaleza (CE) e Recife Reggae Festival, ao lado de grandes nomes do Reggae internacional, como o Groundation e o Steel Pulse.

Já o cantor, compositor e poeta Sylvio Fraga é idealizador e diretor artístico da gravadora Rocinante. No álbum de estreia, ‘Rosto’ (2012), já estavam delineados traços estilísticos que se radicalizaram ainda mais em ‘Cigarra no trovão’ (2015): as amplas seções instrumentais espraiadas entre os versos, a imprevisibilidade das claves rítmicas e o frescor jazzístico das bandas – em ‘Rosto’ um trio; em ‘Cigarra’ um quinteto que aliás logo cai na estrada.

Em 2022, lançou ‘Robalo Nenhum’, disco de 12 faixas compostas por Sylvio Fraga, com parcerias que incluem João Donato e Thiago Amud. Fraga fará show gratuito em João Pessoa no próximo dia 17, no Recanto da Cevada. Ele virá acompanhado de seu grupo formado pelo carioca Bruno Aguilar no baixo e três baianos: o pianista Marcelo Galter e os percussionistas Reinaldo Boaventura e Luizinho do Jêje (da Orkestra Rumpilezz).