O projeto de extensão “Interfaces Livres”, do Centro Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lançou o mundo virtual “Mineverso UFPB”, um ambiente online que simula os espaços de vivência do campus I, em João Pessoa.

A iniciativa é coordenada pelo professor Paulo Henrique Serrano, ao lado dos estudantes de Mídias Digitais Ícaro Lima, João Victor e Luiza Mendes, além do aluno de Computação Marcus Alves.

O mundo virtual foi criado no software Minetest, que usa recursos semelhantes ao Minecraft, jogo de mundo aberto que consiste em minerar recursos para construir objetos e cenários.

De modo igual, o “Miniverso UFPB” oferece um mundo digital com cenário livre para exploração. Nele, em princípio, estão inseridos a Reitoria, Centro Cultural – que está em construção, Capelinha, Departamento de Mídias Digitais (DEMID) e Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA).

Entre as atividades do ambiente online, o internauta pode caminhar no campus, andar de bicicleta, visitar os locais construídos e as “exposições” na Reitoria. Além disso, poderá completar missões, interagir com outros usuários, participar de eventos e construir sua própria casa fora do campus.

De acordo com o professor Paulo Henrique Serrano, o “Mineverso UFPB” é uma solução que responde às adversidades provocadas pelo sistema de ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. “Ela tem como objetivo receber estudantes e professores da UFPB para aumentar a imersão das suas interações em ambiente remoto, proporcionando experiência de convivência aos alunos que não podem visitar a instituição”, explicou.

Alguns usuários podem se tornar colaboradores e construir o centro ou prédio em que estuda. O interessado deve entrar em contato com algum administrador para que seja reservada uma área do campus e, após isso, possa receber as instruções obrigatórias.

“A pessoa que entrou no jogo pela primeira vez vai precisar descobrir algumas coisas e conhecer o mundo, para depois se tornar colaboradora na construção dos prédios. Porém, a ideia é que a gente consiga oferecer todo o treinamento”, contou o professor.

Para jogar o Mineverso é necessário baixar o Minetest por meio do endereço eletrônico (http://www.cchla.ufpb.br/mineverso/). Após isso, basta clicar em “Download” e escolher a opção compatível ao seu sistema operacional ou aparelho usado. Também é possível encontrar um manual com informações, tutoriais e explicações detalhadas. Um servidor no aplicativo Discord foi criado para comunicação em áudio entre os jogadores.

Criado em 2013, o projeto de extensão “Interfaces Livres” tem como objetivo desenvolver mídias de divulgação, serviços online e projetos de tecnologias de informação e comunicação na web. Para acompanhar as atividades do grupo, basta seguir o perfil no Instagram: @interfaceslivres.