Pesquisadores do projeto “Promoção da saúde em comunidades com ênfase na Estratégia Saúde da Família” da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgam, pelo canal do Youtube, campanha de conscientização sobre a necessidade de isolamento social nas comunidades de João Pessoa.

Com o jingle “O corona está aqui”, de Kennedy Costa e Erivan Araújo, a ação tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa. O material educativo está disponível gratuitamente para veiculação em redes sociais, emissoras de rádio e outros suportes tecnológicos.

De acordo com a coordenadora do projeto da UFPB, professora Maria Aparecida Bezerra, a ideia surgiu após constatar a falta de conscientização das comunidades de João Pessoa em aderir ao isolamento social a partir de reunião realizada na Unidade de Saúde de Família, na comunidade do Timbó.

“Evidenciamos a dificuldade da população em aderir às normas de cuidados, principalmente quando estão na rua em deslocamento e nos pontos comerciais. Não estão respeitando o distanciamento social de pelo menos um metro de distância entre cada um, com um agravante: sem o uso da máscara”, explica a professora.

Aparecida Bezerra destaca que a equipe envolvida na campanha buscou uma forma de comunicação criativa para conscientizar a população sobre os cuidados de proteção para o enfrentamento da Covid- 19.

“Imaginamos uma canção simples, educativa. Começamos a escrever o conteúdo que deveria ser abordado. Logo em seguida, lembramos de Kennedy Costa (cantor e compositor paraibano), que também conhece a realidade local. Indagamos: será que ele aceitaria essa missão? Ele aceitou e ainda fez contato com Erivan Araújo, que fez o arranjo e colocou sua voz em ação”, conta.

Para a professora da UFPB, o projeto espera que “o comportamento da população mude em relação à pandemia”. Segundo ela, o reforço é possível “por trazer elementos educativos nesta época tão confusa e com informações desconexas”. Além disso, por uma iniciativa da Unidade de Saúde de Timbó, foi disponibilizada uma “moto de som” para divulgar a ação pelas ruas de comunidades de João Pessoa.

* * *
Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB