O projeto ‘Escola de Gente Grande’, da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (DEJA), continua integrando mais pessoas à escolarização e qualificação profissional na Capital. O projeto tem parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Sedes) e Habitação (Semhab), além de instituições não governamentais.

As turmas contemplam os Centros de Referência da Cidadania (CRC) nos bairros e comunidades da Capital, a exemplo de Mangabeira, Saturnino de Brito (Distrito Mecânico), Jardim Veneza e Mandacaru.

Atualmente, são 25 turmas atendendo jovens, adultos e idosos que não tiveram oportunidade de concluir o Ensino Fundamental. Segundo a coordenadora da EJA, Socorro Diniz, as turmas do projeto ‘Escola de Gente Grande’ atendem ao primeiro segmento que corresponde ao Ciclo de Alfabetização Ciclos I e II da modalidade, com cursos de Qualificação Profissional como Zelador de Prédio e Horticultor de Legumes Orgânicos.

Já para o segundo segmento, que corresponde aos Ciclos III e IV, são disponibilizados cursos para Cuidador de Idosos, Agente Comunitário de Saúde e Telemarketing. São 25 turmas, que atendem a 556 estudantes.

Maria Aparecida Gomes, de 50 anos, está no Ciclo III, cursando Telemarketing. Ela conta que passou muito tempo sem estudar em decorrência dos cuidados com a família ao longo dos anos. Hoje, tem como conciliar a sua rotina de trabalho ao estudo na EJA. “Eu trabalho quatro dias na semana numa pizzaria, de sábado a terça-feira, e estou frequentando as aulas na EJA de quarta a sexta-feira, tendo as atividades referentes às aulas da segunda e terça-feira, vivenciadas de forma impressa. Dá tudo certo”, contou.

Sua expectativa é ampliar as possibilidades de trabalho com melhor remuneração. “É uma oportunidade muito significativa. A medida que vamos ficando mais velhas vai ficando mais difícil trabalho, mas o projeto nos qualifica e traz essa esperança, tanto que pretendo fazer também o curso de Agente Comunitário de Saúde quando eu for para o Ciclo IV”, revelou a estudante.

Contato – Os interessados em se matricular no projeto ‘Escola de Gente Grande’ podem entrar em contato com a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa pelo telefone 3218-9280. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira no horário de expediente (8h às 12h/13h às 17h). As aulas são realizadas no turno da noite, das 18h30 às 21h30.