A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é uma das 62 universidades brasileiras que compõem a lista das melhores do mundo, de acordo com a edição 2023 do World University Rankings, classificação publicada, no último dia 11, pela consultoria Times Higher Education (THE).

No topo da lista mundial, a Universidade de Oxford (Reino Unido), seguida da Universidade de Harvard (Estados Unidos) e da Universidade de Cambrigde (Reino Unido). Até a 10ª posição, sete são ocupadas por instituições norte-americanas.

A posição exata da instituição só é definida para as 100 primeiras universidades do ranking. A partir daí, a lista é organizada por centenas. Dessa forma, entre as 500 melhores do mundo, há duas instituições brasileiras: a Universidade de São Paulo (USP) está entre as 250 melhores e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece entre as 500 mais bem classificadas.

Na classificação geral, a UFPB ocupa o intervalo acima de 1501, junto com outras 33 instituições brasileiras, entre elas as universidades vizinhas Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE). Das 62 universidades brasileiras que aparecem no ranking, 51 são públicas.

Realizado desde 2004 pela consultoria britânica da área de educação, a Times Higher Education (THE), o tradicional ranking avaliou, nesta edição, aproximadamente 1,8 mil universidades oriundas de 104 países, considerando indicadores inseridos em cinco categorias: ensino, inovação, internacionalização, pesquisa e citações (impacto da pesquisa).