Representantes da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) participaram do Encontro Federativo, que conta com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento foi realizado nesta quarta-feira (17), em Brasília, e trata da organização para entrada do Brasil na Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que está diretamente ligada ao fortalecimento dos municípios.

Durante o encontro, gestores públicos de todo o País se reuniram para tratar da agenda federativa. O evento contou com a participação de autoridades do Governo Federal e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. O grupo se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro e apresentou as reivindicações do movimento municipalista.

O presidente da Famup, George Coelho, e os prefeitos Maria de Zé Roberto (Alagoinha) e Tarcísio Saulo de Paiva (Gurinhem), Ricardo Pereira (Princesa Isabel), Evandro (Belém do Brejo do Cruz), Lucas (Marizopolis) e Vital (Araruna) representaram a Paraíba na atividade.

Entre os temas debatidos estiveram federalismo fiscal – a participação dos municípios na carga tributária, obras paradas e os restos a pagar, desigualdades regionais e as políticas nacionais uniformes, PEC 253/2016: a possibilidade de os municípios ingressarem com ADI/ADC e o subfinanciamento dos programas federais executados pelos municípios.

“O evento reuniu muitas pessoas e foi fundamental para o debate de temas importantes. Precisamos sempre bater na tecla de que o desenvolvimento do País passa pelo fortalecimento dos municípios. Carecemos de um novo pacto federativo, onde o município deixe de ser o ente mais sobrecarregado e que conta com menor estrutura e menos recursos. Estamos na ponta, prestando serviços essenciais e precisamos de estrutura para isso”, afirmou George Coelho.