O Rio de Janeiro (RJ) é conhecido internacionalmente por suas praias e belezas naturais, mas uma pesquisa realizada pela empresa de armazenamento de bagagem Bounce constatou outro atrativo imperdível na capital carioca: o pôr do sol. Segundo o levantamento “Sunset Skies”, que leva em conta o número de recomendações de artigos e blogs de viagens e postagens nas redes sociais, o entardecer no Rio foi apontado como o 4º mais bonito do mundo.

No ranking de 46 destinos, a cidade é a única do Brasil a aparecer na lista e fica atrás apenas de Santorini, na Grécia, Bali, na Indonésia, e Havaí, nos Estados Unidos.

Mas de onde é possível contemplar esse espetáculo da natureza? O ponto mais tradicional é a Pedra do Arpoador. Com vista para as praias de Ipanema e Leblon, o local é procurado por turistas e cariocas e de lá é possível ver o sol se pondo atrás do Morro Dois Irmãos, cartão postal da Cidade Maravilhosa.

Um dos pontos mais famosos é a praia de Ipanema de onde é possível ver o entardecer no Morro Dois Irmãos. Crédito: Embratur

Outro lugar ideal é a Lagoa Rodrigo de Freitas, conhecida como o “coração do Rio” por seu formato. Lá é possível admirar o espetáculo do entardecer da perspectiva da lagoa enquanto faz um passeio de pedalinho com vista para o Cristo Redentor e a Pedra da Gávea.

O Mirante Dona Marta, próximo ao bairro de Santa Teresa, também é muito procurado. A paisagem com tons de laranja e vermelho oferecem uma vista única para o Pão de Açúcar e da Baía de Guanabara.

Falando em Pão de Açúcar, este é um atrativo imperdível em todos os sentidos. A alta procura dos turistas pelo local não é à toa. Do alto do morro é possível ver toda a cidade do Rio de Janeiro, incluindo o Cristo Redentor, de onde o pôr do sol também é incrível.

A cidade possui diversos pontos de observação do pôr do sol. Crédito: Bruna Prado/MTur

Uma opção menos conhecida, mas igualmente impressionante, é a vista desde o Museu de Arte Contemporânea (MAC). O monumento, obra do arquiteto Oscar Niemeyer, localizado em Niterói, a apenas 13km da capital fluminense, vale o deslocamento. O ideal é aproveitar o dia para conhecer o museu e suas exposições e, após o passeio, se deslumbrar com a bela vista panorâmica ao entardecer.

Outros lugares também são muito buscados por turistas e moradores para curtir o fim do dia no Rio de Janeiro, como a Pedra do Telégrafo, a Mureta da Urca, a Rampa de Voo Livre e o Forte de Copacabana. Ou seja, não faltam opções para contemplar o 4º pôr do sol mais bonito do mundo.