A rotina tem se tornado cada dia mais corrida para muitas pessoas. Com isso, pode ser difícil manter a disciplina quando o assunto é a prática de exercícios físicos. O que muitos não sabem é que hoje já existem soluções para que as pessoas possam encaixar hábitos saudáveis no dia a dia. Os treinos curtos, de até 30 minutos, por exemplo, são uma boa alternativa para quem não quer perder o ritmo.

Embora o tempo de treino seja reduzido em comparação às práticas tradicionais, o profissional de educação física da equipe da Unimed João Pessoa, Claudney Forte, garante que o rendimento é o mesmo, senão maior.

Ele explica que associar treinos longos a resultados mais positivos é uma percepção da realidade construída de acordo com parâmetros já ultrapassados pela ciência. “Via de regra, antigamente, os profissionais adotavam a máxima ‘se funciona para mim, funciona para todos’. Muito por conta disso, as pessoas acreditavam que quanto maior o tempo de treino, mais resultados viriam”, contextualiza, ao defender que, hoje, já existem estudos que comprovam a eficácia de treinos mais curtos.

INTENSIDADE

A eficácia destes treinos está na intensidade dos exercícios. Em vez de terem ritmos padronizados, treinos de até 30 minutos seguem uma lógica de variação de intensidade, o que faz com que a frequência cardíaca do praticante suba, de modo que seu gasto calórico também aumente bastante.

“Se eu fizer o mesmo tipo de treino de forma rítmica, sem fazer a troca das intensidades, eu não vou ter uma grande perda calórica. Então, hoje, não é mais necessário ficar uma, duas horas treinando. Mas, sim, fazer um treino curto, porém mais intenso”, afirma Claudney. Ele explica que a prática é baseada no HIIT, sigla de High Intensity Interval Training que, em português, está relacionada a exercícios de alta intensidade.

Além de garantir melhora na saúde cardiometabólica e contribuir para o aumento do foco de quem pratica, os treinos curtos também contribuem para a regulação dos níveis de açúcar no sangue. E, se feitos da maneira correta, os benefícios deste tipo de treino só aumentam.

OFICINA GRATUITA

No próximo dia 27, a Unimed João Pessoa vai realizar gratuitamente para os clientes a oficina “Mude1Hábito: Perca peso treinando apenas 30 minutos por dia”. A oficina, que é organizada pelo grupo de educação em saúde Equilíbrio do Corpo, será remota, das 15h às 16h.

Para participar, é necessário ter Índice de Massa Corporal (IMC) a partir de 25 (idade entre 18 e 59 anos) ou maior ou igual a 27 (a partir dos 60 anos); e com circunferência abdominal acima de 94 centímetros (homens) e 80 centímetros (mulheres).

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Portal Unimed JP, clicando aqui.