Saúde retoma serviço presencial e em três meses já emitiu seis mil novos cartões do SUS

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) já emitiu em 2022, de abril até este mês, seis mil cartões do Sistema Único de Saúde (SUS), considerado a porta de entrada para qualquer serviço de saúde no País. A informação é de Aline Melo, chefe de Secção do Cartão SUS, que funciona no Centro Municipal de Imunizações, no bairro da Torre.

O atendimento que estava ocorrendo de forma online há dois anos por conta da pandemia, voltou a ser presencial desde o dia 11 de abril deste ano, a partir da melhoria dos indicadores da doença na Capital. Aline Melo reforçou ainda que os cartões emitidos virtualmente continuam válidos e não precisam ser atualizados ou reemitidos.

“O Cartão SUS hoje é referência para qualquer atendimento, seja público ou privado, tanto é que os planos de saúde estão exigindo o documento na identificação dos usuários”, afirmou, explicando que para solicitar o documento na Capital é preciso comprovar residência na cidade. “Somente assim, as solicitações de consulta, exames e cirurgias serão reguladas pela Secretaria de Saúde do Município”, frisou.

Aline Melo chamou a atenção para que os usuários do sistema que têm os cartões escritos à mão ou que começam com as numerações 898, com o número 1 e, com o número 2, bem como os que perderam o documento e precisam da segunda via, para que atualizem o cartão.

A coordenadora do Cartão SUS ressaltou que o documento só é emitido mediante apresentação do Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência em João Pessoa no nome do usuário, a exemplo das contas de água, energia e internet, além de faturas de cartão de crédito ou de lojas de departamento.

De acordo com ela, o atendimento ganhou reforço de uma equipe de digitadores, garantido a emissão rápida do cartão entre 5 a 10 minutos, dependendo da procura. O serviço funciona no Centro Municipal de Imunizações (antigo Lactário da Torre), localizado na Avenida Rui Barbosa, no bairro da Torre, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem intervalo para o almoço. O telefone para mais informações é o 3214-7981.

Outros locais para emissão do Cartão SUS por Distrito Sanitário:

DISTRITO SANITÁRIO I:

Bairros: Alto do Mateus, Bairro das Indústrias, Bairro dos Novais, Costa e Silva, Oitizeiro, Cruz das Armas, Esplanada, Funcionários I, Jardim Planalto, Jardim Veneza

DISTRITO SANITÁRIO II:

Bairros: Boa Esperança, Colinas do Sul, Cristo, Cuiá, Ernani Sátiro, Funcionários II, Funcionários III, Geisel, Grotão, Jardim Itabaiana, João Paulo II, Rangel

DISTRITO SANITÁRIO III:

Bairros: Colibris, José Américo, Mangabeira, Mussumagro, Paratibe, Parque Do Sol, Valentina

DISTRITO SANITÁRIO IV:

Bairros: Bairro Dos Estados, Cordão Encarnado, Centro, Distrito Mecânico, Ipês, Ilha do Bispo, Jaguaribe, Mandacaru, Roger, Tambiá, Treze de Maio, Varadouro

DISTRITO SANITÁRIO V:

Bairros: Altiplano, Água Fria, Aeroclube, Bancários, Bessa, Cabo Branco, Castelo Branco, Cidade Recreio, Expedicionários, Jacarapé, Jardim Cidade Universitária, Jardim Miramar, Manaíra, Penha, Tambaú, Timbó, Torre, Quadramares, São José, Jardim Brisamar.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo