A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), realizou, na tarde desta quarta-feira (15), o primeiro encontro da 2ª edição do projeto ‘Café e Controvérsias’. O evento, que acontece dentro do Mês da Mulher, reuniu gestoras, professoras e especialistas na Usina Cultural Energisa, no bairro Tambiá.

O ‘Café e Controvérsias’ é um projeto iniciado em 2022 onde tem o objetivo de fomentar e divulgar as práticas pedagógicas e as pesquisas dos profissionais da educação da rede municipal de ensino e sua interlocução com estudiosas e pesquisadoras de diferentes áreas e outros atores, defensores da escola pública, dos direitos da criança e do adolescente, dos direitos da pessoa humana de modo geral, do direito à arte e outros bens culturais da humanidade.

“Neste mês, a data que motiva esta ação é o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Em razão disso, a roda de diálogo intitula-se ‘Mulheres e educação: as potencialidades da ação pedagógica no combate à violência contra a mulher’. É de extrema importância abordarmos esse assunto para que esses profissionais sejam multiplicadores”, explicou Lucian Souza da Silva, chefe da Seção de Direitos Humanos, Projetos Integradores e Projetos de Vida da Sedec.

A roda de diálogo teve a participação da Drª Francisca Jocineide da Costa e Silva, da Sedec; Drª Aurea Augusta Rodrigues da Mata, do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulheres e Relações de Sexo e Gênero da Universidade Federal da Paraíba; e a mestra Ana Paula Brito Nunes, da ONG Amazona.

“É papel da escola abordar esse assunto de violência na roda de diálogo até porque muitas das vítimas estão em idade escolar. Então, assistir mulheres falando sobre violência para ser abordado na escola traz a esperança de que algo possa ser feito e alterado para que a situação mude”, disse a professora de Português da Escola Municipal Ministro José Américo de Almeida, Maíra Fonseca Costa.