Neste dia 15 de julho é comemorado no Brasil o ‘Dia do Homem’. A data foi inspirada no Dia Internacional do Homem (19 de novembro) e tem como objetivo promover a conscientização da população masculina sobre os cuidados com a saúde. Em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) possui uma área técnica inteiramente voltada aos cuidados com esse público, com uma rede de atenção completa direcionada a promoção da saúde do homem.

“Fazemos uma busca constante para que o homem procure primeiro a Atenção Básica, para que possa dispor dos cuidados de saúde preventiva, contando com uma maior eficácia nos tratamentos”, ressaltou Késsio Brito, coordenador da área técnica de Saúde do Homem da SMS.

Nas unidades de saúde da família, que faz parte da Atenção Básica, as equipes acolhem os homens que procuram o serviço de forma espontânea e organizam uma agenda de oferta de serviços. Em toda rede de saúde são realizadas ações comunitárias, com atenção domiciliar e familiar, atendimento médico, atividades educativas, terapêuticas e de orientação à população masculina.

Além de todas essas ações, o serviço ainda dispõe de atividades físicas, educativas e de orientação sobre saúde preventiva, uso racional de medicamentos, exames e consultas, notificação de eventos de interesse de saúde pública, práticas integrativas e complementares, realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos básicos em saúde bucal.

“Cerca de 20% das pessoas que procuram a Atenção Básica de Saúde em João Pessoa é a população masculina e a nossa meta é dobrar esse percentual, inclusive com o apoio do Ministério da Saúde. A maior parte dos homens, até por uma questão cultural, procura a Atenção Especializada ou hospitalar, quando já existe um agravo maior”, revelou Késsio Brito.

O coordenador entende que a política de saúde do homem em João Pessoa se pauta pelo fato de que o público masculino também precisa ser visto por todos os níveis de atenção, inclusive pela Atenção Básica. “Um dos objetivos é vencer o preconceito dos homens em procurar um serviço de saúde e se voltar para a política do cuidado com sua saúde, sendo necessária uma mudança de pensamento e de comportamento, pois a nossa proposta é de cuidar”, destacou.